Por: Arthur Mallmann
Com 140 casos confirmados, Candelária intensifica ações contra a dengue
Mutirão de limpeza foi realizado no sábado na parte final da Rua Amândio Silva e nas redondezas da Vila Capitão Dunga, no Rincão Comprido
Na manhã de sábado, 17, a equipe da seção de Vigilância em Saúde de Candelária realizou um mutirão de limpeza na parte final da Rua Amândio Silva e redondezas da Vila Capitão Dunga, no bairro Rincão Comprido. O objetivo era remover o acúmulo de entulhos nestes locais, o que torna propícia a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Nos dias anteriores, a população recebeu sacos de lixo para que fossem recolhidos no sábado. Também foram informados sobre o mutirão de sábado e a importância do combate aos nascedouros do mosquito.
Além de servidores da Secretaria de Saúde, diversos militares da Santa Maria, mais precisamente da Companhia de Comando da 3ª Divisão do Exército, do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, ajudaram na limpeza. O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, e a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, acompanharam a ação.
Dengue
Segundo dados divulgados na quinta-feira passada, dia 15, Candelária já teria 140 casos positivos de dengue. Na semana anterior, o número era de 109 casos – um aumento de mais de 28%. Em 2024, o ano com o maior número de casos da história do município, foram registrados 228 casos de dengue. Candelária é considerada área infestada pelo Aedes aegypti desde 2018.