Logo Folha de Candelária
Saúde 19/02/2022 10:53
Por: Redação

Estado lidera mobilização em favor da vacinação das crianças contra a covid-19

Municípios estão sendo incentivados a realizar ações para aumentar a cobertura vacinal antes do reinício das aulas

O governador Eduardo Leite realizou na quinta, 17, uma transmissão ao vivo para tratar sobre a vacinação infantil contra a Covid-19 e o Dia C, marcado para sábado, 19, em âmbito estadual. Em Candelária, o dia de mobilização em favor da imunização infantil ocorreu no último sábado, 12. Conforme o governador, o processo de vacinação é uma ação individual, mas com efeito coletivo. Conforme argumentou, além de diminuir a chance de agravamento, a imunização deixa a carga viral mais baixa, diminuindo a possibilidade de transmissão. Leite demonstrou preocupação com o aumento de ocupação de leitos hospitalares e de UTIs por crianças no Estado e, ao mesmo tempo, baixa adesão de vacinação. “Não é normal e não podemos aceitar que crianças sejam acometidas por uma doença que leva a óbito”, enfatizou o governador aos responsáveis por crianças e aos gestores para que a vacinação infantil seja estimulada.

Leite também reforçou que as vacinas destinadas ao público infantil são seguras. “O mundo inteiro se mobilizou, com muito estudo e muita pesquisa, para desenvolver essas vacinas. O imunizante foi testado e aprovado”, afirmou. Até o momento, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registra 259 mil crianças de cinco a 11 anos vacinadas no Estado, o que representa cerca de 27% da população estimada dessa idade (964 mil crianças). Há nos municípios doses suficientes para avançar na cobertura, pois mais de 875 mil foram distribuídas até agora.

EM CANDELÁRIA - O dia de mobilização em favor da vacinação de crianças totalizou 57 aplicações no último sábado. Um número satisfatório, segundo a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, mesmo que ela observe que a expectativa era de uma adesão maior. A secretária lembra que as aulas estão próximas de iniciar e a intenção é imunizar 100% das crianças. Por enquanto, embora os números locais sejam maiores do que os do Estado, os índices ainda estão distantes do ideal. Até a quinta, 17, conforme a secretária, Candelária alcançou a vacinação de 43,3% da meta na faixa etária entre 5 a 11 anos. “Temos doses disponíveis para imunizar todas as crianças”, salientou, reforçando o chamamento para os pais e responsáveis levar os menores até a ala da pediatria, nos fundos do Pam Central.

A vacinação em Candelária

População em geral – 82,8% (ao menos uma dose); 72,4% (esquema vacinal completo); dose de reforço – 29,09%

População adulta (acima de 18 anos) – 97,6% (ao menos uma dose); 86,4% (esquema vacinal completo)