Logo Folha de Candelária
Geral 12/10/2023 16:33
Por: Charles Silva

Lotado, Canil Municipal tem mais de 50 cães disponíveis para adoção

Vítimas de abandono e maus tratos, animais resgatados aguardam uma oportunidade para conquistar um novo lar

  • Na última terça a subprocuradora, Tanaela Muller e o Diretor de Infraestrutura Rural, Ederson Gularte, juntaram-se ao proprietários  para uma visit
  • Até o momento, 53 cães já foram adotados. Mas o número ainda é muito baixo quando comparado ao alto índice de abandono no município

O abandono de cães é um problema sério e recorrente no Brasil. Milhares de animais são deixados à própria sorte nas ruas, enfrentando fome, maus-tratos e condições precárias de saúde. Isso decorre de diversos fatores, como falta de conscientização sobre a responsabilidade do cuidado animal, superpopulação e falta de políticas públicas eficazes. Em Candelária, para mitigar os efeitos deste problema, o município conta com um abrigo emergencial para estes animais.

Os serviços de acolhimento de cães vítimas de maus tratos e abandono tiveram início em outubro de 2022 em Candelária, a partir do recebimento da Recomendação nº 01732.000.245/2020-0014 da Promotoria de Justiça de Candelária. Os serviços foram contratados de maneira emergencial junto à empresa de Adriano Barragan -  Canil São Francisco de Assis e, inicialmente, previa que fossem disponibilizadas somente 20 vagas. Contudo, com a capacidade se esgotando rapidamente, a empresa precisou aumentar sua capacidade para 50 animais e já prevê outras obras de expansão.

De acordo com Adriano Barragan, atualmente o abrigo trabalha em sua capacidade máxima, com mais de 50 animais. “É uma situação muito difícil, diariamente somos confrontados com casos de animais vagando pelas ruas, sofrendo com a fome e ferimentos. Por óbvio, recebemos muito animais idosos, magros e com problemas de saúde e, infelizmente, é muito difícil que algum dia sejam adotados. A ideia é que este espaço funcione como uma casa de passagem e não como um depósito onde eles passarão o resto de suas vidas”, relata.

Devido à alta demanda, com o auxílio do Promotor de Justiça Dr. Martin Albino Jora e da ONG SOS Bichos, foi necessário estipular alguns critérios para tentar frear o alto número de cães abrigados no canil. Dessa forma, os acolhimentos no local estão sendo prioritariamente realizados através de ordens judiciais.

Uma nova chance – Por meio de iniciativas da Primeira Dama Cleonice Medeiros, com o auxílio da Subprocuradora Tanaela Ellwanger Muller, conhecida por sua atuação pela causa animal em Candelária, e do Canil São Francisco de Assis, diversas feiras de adoção vem sendo organizadas, a fim de que os animaizinhos abrigados no Canil Municipal possam ter uma nova chance de encontrar uma família. Até o momento, 53 cães já foram adotados. Mas o número ainda é muito baixo quando comparado ao alto índice de abandono no município.

Segundo Tanaela, mais do que um ato de amor, a adoção promove uma contribuição valiosa para a construção de uma sociedade mais empática, responsável e compassiva. “Ao adotar, estamos proporcionando a um animal uma segunda chance. Isso não apenas salva vidas, mas também alivia a sobrecarga dos abrigos. Além disso, geramos um exemplo poderoso para a comunidade, com mais respeito, igualdade e responsabilidade”, afirma.

Todos os animais disponíveis para adoção são castrados, vacinados e desvermifugados. Quem desejar dar um novo lar a algum deste animais, pode procurar o Canil São Francisco de Assis, localizado na RSC-287, em frente à Gazin, que está aberto à visitação de segunda à sexta, em horário comercial. Basta que o adotante assine um Termo de Adoção, onde se responsabiliza pelos cuidados com o animal, a fim de que o mesmo não passe pela mesma situação novamente.