Logo Folha de Candelária
Geral 01/01/2021 22:38
Por: Redação

Rim e Cristiano são empossados em solenidade na Câmara

Sessão solene no início da noite desta sexta, 1º de janeiro, também marcou a posse dos 13 vereadores da legislatura 2021/2024

  • Rim e Cristiano Becker no juramento de posse
  • Troca de comando foi simbolizada pela entrega das chaves do ex-prefeito Paulo para o novo prefeito Rim
  • O novo prefeito e o vice-prefeito ao lado dos vereadores
  • Rim em seu primeiro discurso como prefeito de Candelária
  • Vice-prefeito Cristiano ao assinar o termo de posse
  • Prefeito Rim após assinar o termo de posse
  • A nova mesa diretora: Presidente - Celso Gehres, vice - Ilceu Pohlmann; secretária - Cristina Rohde
  • Vereador Jorge Willian Feistler (PTB)
  • Vereador Rui Beise (PSB)
  • Vereador Rogério Negão (PSB)
  • Vereador Marcelo Davila (Progressistas)
  • Vereadora Jaira Diehl (PTB)
  • Vereador Ilceu Pohlmann (PTB)
  • Vereadora Ginevra da Silveira (PSB)
  • Vereador Gilvan Moura (PSB)
  • Vereadora Cristina Rohde (PSDB)
  • Vereador Cezar Pohlmann (MDB)
  • Vereador Celso Gehres (Progressistas)
  • Vereadora Alexandra Bini (Progressistas)
  • Vereador Alan Wagner (PSB)
  • Vereador mais votado, Rogério Negão, presidiu a primeira parte da sessão

A virada do ano marcou a troca de comando no Executivo de Candelária. Em sessão solene realizada às 19h, na Câmara Municipal, Nestor Ellwanger, o Rim, e Cristiano Becker, foram empossados como prefeito e vice-prefeito do município, respectivamente. Por conta da pandemia do coronavírus, a sessão teve presença restrita e respeitou as regras de distanciamento. Inicialmente, a sessão foi presidida pelo vereador mais votado, Rogério Gomes da Silva, o Rogério Negão. Após a execução do Hino Nacional, cada vereador prestou juramento e assinou o termo de posse. A seguir, a sessão foi suspensa para a eleição da mesa diretora do exercício 2021. Por sete votos contra seis,.a chapa encabeçada pelo vereador Celso Gehres (Progressistas) venceu a disputa contra a chapa liderada pelo vereador Cezar Pohlmann (MDB).
Na sequência, já com o vereador Celso Gehres no exercício da presiência, Rim e Cristiano foram chamados para o plenário. Os dois também prestaram juramento e assinaram o termo de posse. Devidamente empossado, Rim fez seu primeiro pronunciamento como prefeito de Candelária. Ele iniciou registrando agradecimento à esposa Cleonice e aos demais familiares pelo apoio. Manifestou gratidão também ao vice-prefeito Cristiano e ao ex-prefeito Paulo Butzge. Não esqueceu também de agradecer aos candidatos a vereador, eleitos ou não, e aos mais de 8.500 eleitores que lhe depositaram confiança nas urnas. Declarou estar iniciando um novo ciclo na sua vida, “certamente o mais desafiador”, observando que, a partir de agora, pretende governar para todos. Prometeu uma relação sempre respeitosa com a Câmara Municipal. Em seus agradecimentos, o prefeito elogiou a administração de Paulo Butzge que, conforme ressaltou, trouxe grande crescimento para o município. Afirmou que quer montar uma equiipe qualificada que, ao lados servidores da Prefeitura, irá ajudar a fazer Candelária crescer ainda mais. Esse desenvolvimento, segundo acrescentou, irá permitir mais qualidade de vida para a população. “Melhorar a vida das pessoas: essa será a nossa luta a partir de agora, minha e do Cristiano. Por enquanto, só posso dizer que não faltará empenho, esforço e sacrifício para honrar a confiança recebida da nossa comunidade. Este é o nosso principal compromisso”, finalizou. 
A seguir, foi a vez do novo presidente Celso Gehres, fazer seu pronunciamento. Observou que mesmo sendo alinhado com os partidos de oposição, afirmou que serão discutidos projetos e ideias na Câmara e não pessoas. Lembrou ser esta a Casa do Povo e o povo irá cobrar um bom trabalho dos vereadores. Agradeceu o Progressistas pela indicação e os companheiros de mesa diretora, Cristina Rohde e Ilceu Pohlmann, pelo apoio. Prometeu que irá cumprir o regimento da casa e seguir ouvindo as pessoas, além de preservar a boa relação com as entidades e clubes de serviço do município. “A população espera que cada um de nós cumpra o seu dever”, encerrou. A solenidade foi encerrada com a entoação do Hino a Candelária.


Na Prefeitura, a solenidade de transmissão de cargo
Concluída a sessão solene da Câmara, foi realizada em frente da Prefeitura a cerimônia de transmissão de cargo. Trata-se de um ato de caráter simbólico, realizada em grande parte dos municípios brasileiros e que se repete em Candelária também a cada nova eleição. Para simbolizar a troca de comando no Executivo, o ex-prefeito Paulo Butzge entregou para o prefeito Rim as chaves da Prefeitura. Em sua manifestação, Paulo Butzge registrou agradecimentos à familia pelo apoio e a todos que o ajudaram a governar o município. Afirmou que irá legar uma Prefeitura enxuta, organizada e com recursos em caixa. “A Candelária de hoje não é a mesma de oito anos atrás”, ressaltou. Disse acreditar que no futuro o município seguirá se desenvolvendo, demonstrando confiança que Rim e Cristiano realizarão um excelente trabalho. Registrou um sentimento de grande orgulho em passar as chaves da Prefeitura para Rim, desejando pleno sucesso aos novos governantes. “O sucesso deste trabalho será o sucesso de todos nós”, encerrou. Rim reiterou os agradecimentos de sua manifestação na Câmara e lembrou que andou ao lado de Cristiano por todo o município apresentando ideias e propostas para governar o município. “Agora chegou a hora de colocar tudo em prática”, salientou. Ao lembrar que sempre gostou do contato das pessoas, prometeu que seguirá sendo o mesmo Rim de sempre, agora apenas com mais responsabilidade. “Para mim, a política é isso: fazer o bem comum. E é isso que iremos buscar”, finalizou, desejando um feliz ano novo a todos os presentes.