Por: Arthur Mallmann
Liga Gaúcha estreia com sucesso
Objetivo é ampliar o número de jogos e oportunidades para as atletas no estado
No último fim de semana, o basquete feminino do Rio Grande do Sul deu um grande passo com a criação da Liga Gaúcha de Basquetebol Feminino, que passa a ser realidade e promete fomentar a modalidade no estado. Idealizada com o objetivo de ampliar o número de jogos e oportunidades para as atletas, a Liga busca fortalecer o esporte e proporcionar maior desenvolvimento técnico e competitivo.
A primeira edição aconteceu na categoria adulto feminino, atendendo a uma demanda significativa do cenário esportivo local. Participaram da competição as equipes da UFSM (Santa Maria), UFPEL (Pelotas) e Flyboys (Candelária), que competiu com sua equipe sub-16. Após jogos equilibrados e de alto nível, a UFSM sagrou-se campeã, seguida pela UFPEL como vice-campeã e pelo Flyboys, que ficou com o terceiro lugar.
Para a temporada 2025, a Liga será ampliada e incluirá disputas nas categorias pares: sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e adulto. A expectativa é de que a competição se consolide como uma plataforma essencial para o desenvolvimento do basquete feminino gaúcho, motivando atletas e simpatizantes do esporte a sonharem ainda mais alto.