Logo Folha de Candelária
Geral 25/05/2020 19:09
Por: Redação

Candelária registra o sexto caso do novo coronavírus

Profissional da saúde, de 23 anos, moradora da cidade, testou positivo em exame de laboratório particular. Ela cumpre isolamento domiciliar

  • Coordenador Tavares e a secretária Grazieli atualizaram o boletim epidemiológico e explicaram a mudança para a bandeira amarela
  • Tavares e Grazieli com a procuradora do município, Franciele Schroeder, que também integra o gabinete de prevenção

Duas semanas depois do último caso confirmado, Candelária soma mais um paciente com diagnóstico positivo da Covid-19. A confirmação foi feita no início da noite de segunda, 25, através de uma live do Gabinete de Enfrentamento do Coronavírus, através da página no Facebook da imprensa da Prefeitura. Segundo a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, o sexto caso do coronavírus no município é uma profissional da área da saúde, moradora cidade, de 23 anos. Ela passa bem e cumpre isolamento domiciliar. O exame positivo foi confirmado em teste realizado em laboratório particular. A secretária ainda informou que as pessoas próximas à paciente serão submetidas a testes rápidos para averiguar eventual contágio.

A secretária Grazieli anunciou que o município recebeu um lote de 740 novos testes rápidos. Por outro lado, o município teve uma segunda tentativa de compra de testes frustradas. Isso se deve, conforme esclareceu, à falta do produto no mercado. Conforme explicou, pelos protocolos cumpridos atualmente no município, todos os pacientes com sintomas compatíveis à Covid-19 são submetidos a teste. Além disso, nos próximos dias serão testados todos os idosos em lares e abrigos de longa permanência, além das respectivas equipes dessas instituições. Tal iniciativa visa evitar um surto num desses abrigos, a exemplo do que ocorreu em Santa Cruz do Sul e outras cidades.

O coordenador do gabinete de prevenção e enfrentamento do coronavírus, Dionatan Tavares, comentou que a região que inclui Candelária passou da bandeira laranja para amarela. Isso significa que passou do risco médio para baixo em relação ao coronavírus. Tavares esclareceu que a nova classificação flexibiliza algumas medidas restritivas, observando que todas as informações podem ser buscadas no site da Prefeitura. Tanto Grazieli como Tavares salientaram que, apesar da confirmação de um novo caso no município,os indicadores do município se mostram positivos. Neste aspecto, a secretária Grazieli agradeceu a colaboração e o comprometimento da população no cumprimento das medidas de isolamento social, de higiene pessoal e no uso das máscaras de proteção. Tavares, por sua vez, declarou que se os números permitem comemoração, por outro lado, exigem a necessidade da população seguir vigilante em relação a todas as medidas de prevenção. Observou que se todos seguirem colaborando será possível manter os bons indicadores, lembrando que as bandeiras são revisadas semanalmente pelo governo estadual.