Logo Folha de Candelária
Geral 04/07/2024 16:03
Por: Redação

Castramóvel entrará em funcionamento nesta sexta

A castração será para cães e gatos, machos ou fêmeas, com no máximo 20 quilos e idade entre seis meses e oito anos. Todos os animais castrados também serão microchipados, possibilitando a identificação

A causa animal em Candelária ganha um grande avanço nesta sexta-feira (5), quando entrará em funcionamento o Castramóvel. Para marcar o início das atividades serão castrados 11 animais cadastrados no mutirão da última terça-feira (2). O veículo possui uma estrutura parecida com uma clínica veterinária, incluindo ambientes e equipamentos para a esterilização do material, anestesia e cirurgias para animais de pequeno porte.  

O Castramóvel foi adquirido com recursos de emenda parlamentar de R$ 300 mil do senador Luis Carlos Heinze. Apesar de móvel, foi definido que os atendimentos serão realizados nos fundos do pátio da prefeitura em uma estrutura fixa. Além de dispensar o uso de veículo para transporte, pois se trata de um trailer adaptado, o uso do Castramóvel necessita de instalação de energia elétrica trifásica, sanitária e hidráulica, além de acesso à internet.

As castrações serão realizadas pela empresa Castramóvel Brasil, vencedora da licitação realizada pela prefeitura. Os atendimentos serão pré-agendados por meio de um cadastro realizado pelos tutores de animais e sem custo para os mesmos. A castração será para cães e gatos, machos ou fêmeas, com no máximo 20 quilos e idade entre seis meses e oito anos. Todos os animais castrados também serão microchipados, possibilitando a identificação.

O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, comemora o momento e ressalta o empenho da primeira-dama Cleonice Medeiros e da procuradora do município Tanaela Müller, que não mediram esforços para colocar o veículo em funcionamento. “É uma demanda que tínhamos desde o início da gestão e marca um momento importante para a causa animal do nosso município. Estamos felizes em entregar o tão sonhado Castramóvel para a população”, comentou o prefeito.