Logo Folha de Candelária
Geral 22/03/2019 16:23
Por: Tiago Mairo Garcia

Lauro Mainardi e Jussara oficializam saída do MDB

Casal comunicou desfiliação do partido no Cartório Eleitoral na tarde desta sexta, 22

  • Lauro Mainardi e Jussara comunicaram saída do MDB no Cartório Eleitoral de Candelária
  • O documento de desfiliação partidária será analisado pelo Juiz Eleitoral

O ex-prefeito de Candelária, Lauro Mainardi e sua esposa, a ex-primeira-dama, Jussara Mainardi, comunicaram no início da tarde desta sexta, 22, no cartório eleitoral, a desfiliação de ambos do MDB, partido político onde Mainardi foi eleito prefeito de Candelária por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2012.

No documento de desfiliação, Lauro e Jussara justificaram a saída por não haver comunicação com o atual presidente do partido, o vereador Cristiano Becker. Conforme o chefe do cartório eleitoral de Candelária, Rodrigo Collar, o documento de desfiliação partidária foi protocolado pelo casal sem a ciência do presidente do partido. Desta forma, o comunicado será encaminhado ao juiz eleitoral, Celso Roberto Mernak Fialho Fagundes, para ser analisado pelo magistrado. “Como é uma decisão pessoal, o pedido de desfiliação deverá ser deferido, oficializando a saída do partido”, informou o chefe do cartório eleitoral.

Ouvido pela reportagem da Folha, Lauro Mainardi informou apenas que não havia mais comunicação com a atual direção do partido no município. A reportagem da Folha entrou em contato com o presidente do MDB, Cristiano Becker, que informou não ter recebido nenhum pedido ou comunicado oficial do casal solicitando a desfiliação do partido. Becker salientou que irá aguardar a comunicação oficial para se manifestar sobre a decisão do ex-prefeito e de sua esposa.

Em Candelária, Lauro Mainardi foi filiado ao PSDB onde concorreu a prefeito nas eleições de 2000, sendo derrotado pelo ex-prefeito Elcy Simões de Oliveira (já falecido). No dia 04 de julho de 2003 Mainardi se filiou ao MDB, partido onde foi eleito prefeito de Candelária em 2004 derrotando Elcy e sendo reeleito em 2008. Em 2012, Lauro Mainardi ajudou a eleger o atual prefeito Paulo Butzge como seu sucessor pelo MDB, mas dois anos depois Butzge se desfiliou do partido e migrou para o PSB. Nas eleições de 2016, o casal concorreu a prefeito e vice pelo MDB, mas foram derrotados pela chapa liderada por Butzge e Nestor Ellwanger. Jussara foi filiada no PSDB e desde setembro de 2007 integrava as fileiras do MDB, sendo candidata à vice-prefeita pelo partido nas eleições municipais de 2016.

Mais informações você confere na versão impressa da Folha na próxima sexta, 29 de março.