Logo Folha de Candelária
Região 04/10/2024 08:22
Por: Diego Foppa

Três chapas disputam a Prefeitura de Cabrais

João Henrique Bordignon, Jonas Arreal e Leodegar Rodrigues encabeçam as dobradinhas para a eleição majoritária deste ano

  • Leodegar Rodrigues e Maiquel Butzke: PT e Podemos (13)
  • João Henrique Bordignon e Márcia Lawall: PDT, PSD e Progressistas(12)
  • Jonas Arreal e Fabiana Deicke: 
MDB e PSB (15)
A campanha eleitoral deste ano colocou três chapas na corrida pela preferência dos eleitores cabraisenses: João Henrique Bordignon e Márcia Lawall, da coligação Trabalho e Progresso Pensando no Futuro (PDT/Progressistas/PSD), Jonas Arreal e Fabiana Deicke, da coligação Renovar com Trabalho e Transparência (MDB/PSB) e Leodegar Rodrigues e Maiquel Butzke, da coligação União Popular para o Progresso Continuar (PT/Podemos). 
Todos os postulantes ao cargo máximo do Executivo cabraisense possuem experiência no cenário político. João Henrique se elegeu como vereador em 2008, na única eleição que disputou. Jonas Arreal também disputou uma eleição proporcional, sendo eleito em 2020. Já Leodegar disputou sua primeira eleição em 1996, mas não se elegeu como vereador. Nas demais, sempre obteve êxito, sendo eleito vereador (2000/2004), vice (2009/2012) e prefeito (2020/2024).
SEÇÕES – No total, o município terá onze locais de votação  espalhados pelo interior e cidade (veja no quadro abaixo).  

Recorde de candidatos na Câmara 
A eleição para a Câmara  deverá ser uma das mais disputadas da história do município. Isto porque 51 candidatos estão concorrendo. O número representa mais de cinco nomes para cada uma das nove cadeiras. A quantidade de postulantes cresceu mais de 70% em relação a 2016, quando concorreram 29 candidatos. Já a eleição de 2020 teve 42 nomes na disputa. Dos atuais nove vereadores, sete buscarão a reeleição. Dois dos integrantes da atual legislatura irão disputar a eleição majoritária: Jonas Arreal e Maiquel Butzke, mas em lados opostos. 

Mais eleitores que habitantes 
Em todo o Rio Grande do Sul, 88 cidades gaúchas têm mais eleitores que habitantes. Os dados vêm de levantamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A lista inclui Novo Cabrais, que possui  3.568 habitantes e 3.869 eleitores.