Logo Folha de Candelária
Geral 02/09/2019 10:32
Por: Redação

Wizard Idiomas investe na sustentabilidade

Existem palavras que podem provocar diferentes reações, dependendo do idioma em que são proferidas. Existem outras, porém, que parecem trazer algo como uma unanimidade nesse universo tão amplo de reações, no vasto mapa do mundo. Palavras como preservação e, mais recentemente, sustentabilidade, conseguem o feito raro de mobilizar pessoas das mais diferentes idades, nos mais diversos lugares. É com esse espírito de evitar o uso indiscriminado de agentes poluentes, como por exemplo o copo descartável, que Viviane Freitas, proprietária da Wizard Idiomas, de Candelária, vem buscando trabalhar com seus alunos, tanto adultos como as crianças, uma consciência ambiental num sentido que, de início, passa pelo dia a dia na escola de línguas estrangeiras, mas que, ao final, atinge uma dimensão mais planetária.

Essa necessidade veio a partir do momento em que ela passou a observar a enorme quantidade de copos plásticos que eram usados e descartados a cada semana. Com esse pensamento em mente, a professora, num congresso da Wizard, teve contato com uma alternativa para uso na escola: um copo retrátil que, depois de usado, seria guardado e reutilizado pelos alunos. Conforme a própria Viviane define, a peça era ao mesmo tempo um presente e um incentivo. Junto a isso, ela trouxe material informativo do percurso do plástico na natureza. E deu certo: os alunos abraçaram essa causa.

A partir disso, junto aos conteúdos próprios da língua inglesa, como vocabulário, pronúncia, escrita e conversação, passou a ser abordada também a conscientização não apenas sobre a coleta seletiva do lixo, mas também a respeito do uso mais moderado do plástico. De acordo com a professora, “Nossa geração se caracterizou pelo alto consumo. As gerações atuais e as vindouras, porém, são mais conscientes e receptivas à ideia da preservação”.

A ideia é difundir a prática da sustentabilidade para além das paredes das salas de aula. Viviane defende que em diferentes ocasiões, como as aulas e festinhas, cada criança leve seu material de plástico. “Na verdade, é um hábito bastante simples, uma cultura, que, uma vez internalizados, farão toda a diferença”. Muito mais que um simples conceito, a sustentabilidade é um exemplo a ser seguido no dia a dia - em todo o planeta, nos mais diferentes idiomas.