Logo Folha de Candelária
Geral 16/08/2019 10:45
Por: Redação

Escola São Paulo recebe prêmio no projeto Verde é Vida

A Prefeitura Municipal de Candelária, por meio da Secretaria de Educação, tem uma parceria com a Afubra através do Projeto Verde é Vida. Como exemplos, estão as escolas Percílio Joaquim da Silveira, da localidade de Vila Fátima, a EMEF São Paulo, da Linha do Rio, e a EEEM Fábio Nackpar dos Santos, da Vila Botucaraí, que participam do projeto com seus grupos ambientais e desenvolvem atividades como coleta de sementes nativas, coleta de óleo saturado, cultivo da horta escolar, jardinagem da escola, coleta de materiais recicláveis, reutilização, participação em palestras e oficinas, entre outras.
Uma das ações que o Projeto Verde é Vida desenvolve, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS, é a Bolsa de Sementes que se trata de um subprograma da Ação Socioambiental da Afubra. As sementes de árvores nativas são coletadas pelas escolas participantes e são enviadas à Afubra, que, após, as encaminha à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde são catalogadas, validadas, armazenadas por região, no banco de sementes, para serem depois distribuídas para a produção de mudas. Assim, preserva-se cada espécie conforme a delimitação territorial e se promove a diversificação genética. Cada espécie vale uma pontuação e, ao fim de cada Ano Ambiental (AA), as escolas recebem um cheque no valor das sementes enviadas.
No último dia 06 de agosto, durante o Encontro Regional dos Grupos Ambientais em Agudo, o Projeto Verde é Vida realizou a entrega dos cheques do Bolsa de Sementes. O cheque de maior valor ficou com a EMEF São Paulo, que recebeu R$ 607, que pode ser trocado por mercadorias em uma das lojas da Agro-Comercial Afubra. A professora Marione Michel Schwantes, responsável pelo Grupo Ambiental  na EMEF São Paulo, relata o seguinte:
"Desde que assumi o Projeto Verde é Vida, na EMEF São Paulo, como coordenadora pedagógica do projeto na escola, já tive muitos motivos para comemorar. E o sucesso de tudo isso é a dedicação diária, o comprometimento e o empenho que tenho frente às ações ambientais propostas pelo projeto. Uma das ações que a escola desenvolve e que está dentro das ações do projeto Verde é Vida é o Bolsa Sementes, onde, no dia 06 de agosto, no município de Agudo, me senti orgulhosa e emocionada, pelo fato de nossa escola ter recebido destaque em 1º lugar no Bolsa de Sementes, da Região de atuação de Cachoeira do Sul e Candelária, de onde participam 17 escolas e 4 municípios. O sucesso de tudo isso é incentivo diário dos alunos e, como já citei, meu esforço na coleta de sementes, pois muitas sementes enviadas foram coletadas por mim, nos finais de semana, feriados e inclusive no período de férias. Este meu comprometimento e entusiasmo tendo a repassar aos meus alunos, que, aos poucos, vão se conscientizando da importância desta ação. Eu posso dizer que encontrei no Projeto Verde é Vida um trabalho prazeroso, enriquecedor, que veio ao encontro da minha formação profissional." (Com informações da Assessoria de Imprensa da Afubra)