Logo Folha de Candelária
Geral 09/09/2017 11:33
Por: Tiago Mairo Garcia

Semana Farroupilha é aberta em Candelária

Festividades acontecem até o dia 20 de setembro no CTG Sentinela dos Pampas

  • Centelha crioula foi trazida pelo Grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas da cidade de Julio de Castilhos
  • Centelha crioula foi acessa pelo prefeito Paulo Butzge, patrão Rubem Rutsatz, Leandro Figueiró e Leandro Muller, do grupo de cavaleiros
  • Autoridades presentes na solenidade de abertura
  • Banda do Pelotão Mirim da Brigada Militar entoou o hino rio-grandense
  • Patrão do CTG, Rubem Rutsatz abriu oficialmente os festejos farroupilhas 2017
  • Solenidade ocorreu no CTG Sentinela dos Pampas
  • Cavalarianos percorreram 170 km e passaram por sete cidades até chegarem a Candelária

Em cerimônia realizada na manhã deste sábado,9, no CTG Sentinela dos Pampas, foi oficialmente aberta a programação da semana farroupilha de Candelária. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Butzge, vice-prefeito Nestor Ellwanger, secretários municipais, do patrão do CTG Ruben Rutsatz, integrantes do Grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas, que trouxeram a chama crioula, familiares, prendas, peões, tradicionalistas e comunidade.

Pela manhã, o grupo de 30 cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas chegou até a cidade e realizou um desfile com a centelha da chama crioula trazida de Julio de Castilhos. Durante a semana, os cavalarianos percorreram 170 km e passaram por sete cidades até chegar a Candelária. Na viagem, dois cães, que estavam abandonados na barragem de Itauba, passaram a acompanhar o grupo até Candelária.

Pontualmente, às 10h, teve início o protocolo com a entoação do hino nacional brasileiro e o hasteamento das bandeiras realizada pela prenda adulta, Natalia Rutsatz, pelo prefeito Paulo Butzge, pelo patrão do CTG, Rubem Rutsatz e pelo coordenador do Grupo de Cavaleiros, Leandro Figueiró. Em seguida, o coordenador do grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas, Leandro Figueiró, agradeceu o apoio do município e do CTG para a realização da cavalgada. Destacou que por onde passou, o grupo de cavaleiros procurou honrar com honestidade o nome do CTG e do município. Ao final, salientou que está se despedindo da coordenação do grupo, que no próximo ano ficará a cargo de Valter Fernando Schimidt Auler.

O patrão do CTG Sentinela dos Pampas, Rubem Rutsatz, destacou que a entidade está pronta para receber os tradicionalistas durante os 10 dias de evento e convidou a comunidade para participar. Ao final de sua manifestação, o patrão declarou aberta a Semana Farroupilha de Candelária. Último a se manifestar, o prefeito Paulo Butzge saudou o grupo de cavaleiros por encarar os desafios com o objetivo de valorizar as tradições. O chefe do executivo destacou a participação das crianças e frisou que os gaúchos não tem medo e que sempre buscam os seus objetivos por serem determinados, sendo pessoas de sucesso em diversos recantos do país. Ao final convidou a todos para irem ao CTG nos próximos 10 dias para celebrar a tradição.O ato foi encerrado pela Banda do Pelotão Mirim da Brigada Militar, que entoou o hino rio-grandense.

PROGRAMAÇÃO

A noite, a partir das 19h, tem início as rondas com as empresas participantes no galpão crioulo da entidade. No salão principal acontece as apresentações artísticas das Invernadas Juvenil e Xirú do CTG Candeeiro Serrano, de Segredo e apresentação de chula com Gustavo Garske. A partir das 21h, a musica será com o Grupo Roda Galponeira.

No domingo, 10, às 19h, ocorre a apresentação das Invernadas Juvenil e Xirú do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz. Às 21h acontece a apresentação do Grupo Essência Campeira.

Na segunda, 11, ao meio dia haverá almoço da Apae e Rotary. A noite, a partir das 19h, apresentações artísticas com a Invernada Xirú do CTG Sentinela dos Pampas, Declamação com Lucas de Carvalho e dança de salão com Ederson e Adriana. Às 21h acontece a apresentação do Grupo Entreveiro.

Na terça, 12, ao meio-dia, haverá almoço com o grupo da melhor idade e Recanto da Vida. Às 14h ocorre o baile da melhor idade com a escolha da Prenda Chinoca e peão Xiru Farroupilha de Candelária. Às 19h acontece as apresentações artísticas com a Invernada Pré-Mirim, Mirim e Coral Mirim do Colégio Medianeira. Às 21h a musica será com o Grupo Sentinela.

Na quarta, 13, às 13h30, haverá oficinas de tradição e cultura com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. Às 14h30 ocorre uma palestra sobre o tema dos festejos farroupilhas 2017 “Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e fazedores de histórias”, ministrada pelo Major da Brigada Militar e ex-patrão do CTG Sentinela dos Pampas, Rodrigo Sartori. Às 19h acontece as apresentações artísticas com a invernada mirim e adulta do CTG Presilha Pampeana, de Novo Cabrais. Às 21h acontece o show tradicionalista com o Quarteto Gente Gaudéria.

Na quinta, 14, às 19h, acontece a Missa Crioula celebrada pelo padre Enio Griebeler com apresentação do coral. Às 21h acontece a apresentação musical com o grupo Tala do Mango.

Na sexta, 15, às 19h, apresentação com a invernada Mirim e Juvenil do CTG Querência de Cerro Branco e estreia da Invernada Adulta do CTG Sentinela dos Pampas. Às 21h ronda com o grupo Entreveiro.

No sábado, 16, ao meio-dia, almoço de confraternização da patronagem, invernadas e associados. A noite, a partir das 19h, apresentações com a invernada adulta do CTG Rincão da Alegria, de Santa Cruz do Sul e declamação com Magliane Laisa da Silva, do CTG Sentinela dos Pampas. Às 21h ronda com o grupo Sentinela.

No domingo, 17, às 19h, apresentações com a Invernada Mirim do CTG Sentinela dos Pampas, chula com Gustavo Garske e dança de salão com Éderson e Adriana. Às 21h ronda com o grupo Entreveiro.

Na segunda, 18, às 19h, apresentações com o Grupo de Danças Juvenil da Escola Municipal Adão Jaime Porto, da Picada Escura e Invernada Juvenil “Os Tangarás”, da Escola Estadual Afonso Martim Rolfes, de Vale do Sol. Às 21h show tradicionalista com Neco Machado.

Na terça, 19, formatura do Curso de Dança de Salão e a partir das 22h baile com o Quarteto Gente Gaudéria.

Na quarta, 20, às 14h, desfile temático pelas avenidas Marechal Deodoro e Pereira Rego. Às 17h arriamento das bandeiras e extinção da chama crioula.