Logo Folha de Candelária
Rural 30/09/2022 10:25
Por: Odete Jochims

Candelária dá inicio ao plantio de arroz para a próxima safra

Semeadura já começou em algumas propriedades da Rebentona e Linha Palmeira e deve se intensificar nas próximas semanas

  • : Na propriedade de Fabiano Scheffel, na Linha Palmeira, a semeadura do arroz pré-germinado já está em curso

As máquinas já estão nas lavouras para dar início ao plantio do arroz para a safra 2022/2023. Enquanto a maioria dos agricultores está finalizando os preparos do solo, alguns candelarienses já estão com a semeadura a todo vapor. As estimativas indicam que o ponto alto do plantio aconteça durante o mês de outubro, mas os trabalhos se estendem até novembro.

De acordo com Marcos Streck, engenheiro agrônomo e assistente técnico da Agrican, o plantio em Candelária está centrado nas localidades da Palmeira e Rebentona, chegando a pouco mais de 500 hectares. “Só iniciaram o plantio os produtores que utilizam o sistema pré-germinado. Para quem emprega o plantio no seco, a tendência é que a semeadura comece a partir da próxima semana”, completa.

REDUÇÃO – Quanto às previsões para a temporada 2022/2023, levantamentos feitos pela Emater-RS, indicam uma diminuição de 10% na área cultivada de arroz no Rio Grande do Sul, em comparativo com a temporada anterior. Esses dados foram corroborados por Marcos. “Observamos que a diminuição em Candelária será de 10 a 15%, área que passará a ser ocupada por outras culturas, como a soja, que mantém preços mais atrativos para os produtores”.

O produtor Fabiano Scheffel, da Linha Palmeira, afirma ter reduzido suas lavouras em 40% este ano. “Os custos de produção subiram muito, com altas de mais de 100% em alguns insumos, despesas que não foram acompanhados pelo valor do produto. Outra questão determinante foi o clima. Este ano será o terceiro consecutivo com previsão de estiagem. Se isso se confirmar, a produção vai ficar seriamente comprometida. A única saída foi reduzir a área e aguardar uma melhora nos preço para o ano que vem”, conclui o produtor.