Logo Folha de Candelária
Geral 13/04/2021 05:57
Por: Redação

Campanha nacional de vacinação contra a gripe é lançada em todo o território nacional

Ministério da Saúde espera vacinar em torno de 80 milhões de brasileiros

Foi oficialmente lançada ontem, 12, pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2021. Válida em todo o território nacional, a campanha tem como meta vacinar via SUS, até o dia 9 de julho, um total de 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários. A campanha prevê três etapas, organizadas de acordo com o público-alvo, conforme especificado abaixo. A vacinação terá início com as crianças, para se distinguir da imunização contra a covid-19.

As etapas da vacinação:

- A partir do lançamento da campanha, a vacinação será feita em crianças de 06 meses a 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto), profissionais da saúde e povos indígenas;

- A partir do dia 11 de maio, deverão ser imunizados idosos com mais de 60 anos e professores;

- A partir de 9 de junho, a vacinação contemplará integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.

IMPORTANTE – É necessário destacar que só não deverão se vacinar crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe. Entre a imunização contra a covid-19 e a contra a gripe deverá ser respeitado um intervalo de ao menos 14 dias. O Ministério de Saúde alerta, porém, que deverá ser priorizada a vacina contra a covid.