Logo Folha de Candelária
Geral 06/09/2019 14:45
Por: Redação

CTG divulga a programação da Semana Farroupilha

Grupo de Cavaleiros inicia nesta sexta, 6, a cavalgada com a chama crioula buscada em São Lourenço do Sul

Vem aí o período mais aguardado pelo movimento tradicionalista gaúcho. Os chamados festejos farroupílhas já movimentam os centros tradicionalistas do Estado, a exemplo do que acontece em Candelária. O CTG Sentinela dos Pampas irá mais uma vez centralizar as comemorações alusivas à Revolução Farroupilha. A programação começou a ser divulgada ontem. O ponto de partida da Semana Farroupilha ocorreu no início da manhã de quinta, 6, com a cerimônia de saída para a busca da Chama Crioula pelo Grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas. Neste ano, uma centelha da Chama Crioula será trazida da Fazenda do Sobrado, no município de São Lourenço do Sul, importante referência histórica da Revolução Farroupilha (veja quadro). 
Neste ano, a 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorreu em Tenente Portela. De lá, o Piquete de Cavaleiros do Sepé buscou uma centelha da chama levada até São Lourenço. Em cerimônia realizada na tarde de quinta, 6, os cavalarianos de Candelária receberam a centelha da chama considerada o símbolo maior do tradicionalismo gaúcho. O grupo candelariense formado por 28 pessoas, entre cavaleiros e equipe de apoio, iniciaria sua jornada no início da manhã de sexta, 6. A previsão de chegada, segundo o coordenador Valter Fernando Schmidt Auler, é às 17h30 do próximo dia 13. Às 18h deste dia, eles desfilarão pela avenida central de Candelária até o CTG, onde será aberta oficialmente a programação, em cerimônia programada para as 19h. No dia da abertura, 13, já terão início as tradicionais rondas crioulas, sob a coordenação inicial da patronagem. A partir das 21h30, está programado um baile com o Grupo Entreveiro (veja no quadro a programação completa). 

A programação
Sexta, 13
- 18h - desfile do grupo de cavalgada pela av. Pereira Rego; 19h - Abertura oficial; 21h30 - Baile com animação do Grupo Entrevero; ronda crioula sob a coordenação da patronagem.
Sábado, 14
- 19h30 - Apresentação artística a cargo do CTG Querência de Cerro Branco; 21h - Baile com animação de Neco Machado e Grupo; ronda crioula sob a coordenação da invernada campeira.
Domingo, 15
- 19h30 - Apresentações artísticas a cargo da Invernada Xirú do Sentinela dos Pampas e da Invernada Juvenil Tangarás da Escola Afonso M. Rolfes, de Vale do Sol; 21h - Baile com o Grupo Novos Tropeiros; ronda crioula sob a coordenação da Invernada Xirú.
Segunda, 16
- 19h30 - Apresentações artísticas a cargo do Grupo de Danças Os Missioneiros e de chula mirim; 21h - baile com o grupo Xucrismo; ronda crioula sob a coordenação da Invernada Pré-Mirim.
Terça, 17 
- 14h - Baile da Melhor Idade, com a escolha da Prenda Chinoca e Peão Xirú;19h30 - Apresentação artística a cargo da Invernada Mirim da Escola Adão Jaime Porto; 21h - Baile com o Grupo Sentinela; ronda crioula sob a coordenação da Invernada Adulta.
Quarta, 18 
- 13h30 - Tarde recreativa com as escolas e creches da educação infantil; 19h - Celebração de Missa Crioula; 20h - Apresentações artísticas do Colégio Medianeira; 21h - Baile com o Grupo Gente Gaudéria; ronda crioula sob a coordenação do Grupo de Cavaleiros.
Quinta, 19 
- 13h30 - Gincana Farroupilha e Oficinas de Tradição e Cultura com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município; 19h - Apresentação artística a cargo do CTG Presilha Pampeana de Novo Cabrais e a Invernada Mirim do Sentinela dos Pampas; 21h - Baile com o Grupo Novos Gaúchos; ronda crioula sob a coordenação da Invernada Mirim.
Sexta, 20
- 14h - Desfile temático em comemoração ao Dia do Gaúcho; 20h - Baile com o Grupo Entrevero; 22h30 - Formatura do Curso de Danças Gaúchas de Salão; 23h30 - Baile de Encerramento da Semana Farroupilha com o Grupo Os Buenachos; 24h - Extinção da chama crioula; roda sob a coordenação da patronagem.

Saiba mais
 A Fazenda do Sobrado pertenceu a Anna Joaquina Gonçalves da Silva (Don´Anna), irmã de um dos líderes da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves da Silva. Segundo historiadores, na época da Revolução Farroupilha, Don´Anna, como era chamada Anna Joaquina, reunia todas as mulheres na sua Estância, onde também eram realizadas algumas das reuniões do alto comando para deliberação sobre os rumos da Guerra dos Farrapos na região do litoral sul. Desde o final do século XVIII, a Estância era conhecida dos navegantes da Lagoa dos Patos, pois o Sobrado servia de farol com um lampião que Anna Joaquina conservava todas as noites em uma janela bem do alto, pois de Pelotas a Porto Alegre não existia nenhuma construção daquele porte á margem da lagoa.