Logo Folha de Candelária
Geral 08/12/2023 16:06
Por: Redação

Música sem Fronteiras: o novo projeto cultural da Orquestra de Candelária

Em atividade desde 2014, orquestra busca patrocínios para novo projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal

Divertir e emocionar as plateias através da música. Esta é, em síntese, a proposta da Orquestra de Candelária, reafirmada a cada novo show. Em seu estilo de orquestra big band, os músicos de Candelária interagem com a plateia durante toda a apresentação. Em atividade desde 2014, a orquestra tem no currículo dezenas de shows, roteiro que incluiu apresentações nas cidades de Guaíba, Estrela, Encantado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Ilópolis, Ibirubá, Quinze de Novembro, Barros Cassal, Rio Pardo, Sobradinho, Pantano Grande, Formigueiro, Restinga Seca, Salvador do Sul, Nova Palma, Cerro Branco, Roca Sales, Coqueiro Baixo, Esperança do Sul, Candelária, entre outras. O mérito cultural da orquestra também está reafirmado por um novo projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura. É o quarto projeto aprovado pela chamada Lei Rouanet, regulamentada pelo governo federal. Por meio de incentivo fiscal, o governo estimula empresas e pessoas físicas a apoiarem o setor cultural. Parte do dinheiro que iria para o imposto de renda pode ser usado para patrocinar os eventos que recebem a chancela da Lei Rouanet. A partir da aprovação do projeto, a orquestra está habilitada a buscar parcerias com empresas dispostas a patrociná-la, destinando parte do imposto de renda para o projeto.

O novo projeto aprovado sintetiza a proposta da orquestra em favor de um repertório musical diversificado, ou seja, sem fronteiras. Em seu espetáculo, a orquestra apresenta sucessos nacionais e internacionais, além de canções bem conhecidas do tradicionalismo gaúcho e da Música Popular Brasileira. Na sua etapa mais irreverente, o show surpreende o público com releituras de músicas populares, trazendo para o palco artistas como Tim Maia, Elvis Presley, Raul Seixas, Baitaca, a dupla Milionário & José Rico e até o Dinho do grupo Mamonas Assassinas. Por outro lado, a apresentação também reserva momentos emocionantes, com interpretações marcantes de canções como Os Cardeais, eternizada por Cesar Passarinho, Pilares de Miro Saldanha, Simply The Best, cantada por Tina Turner, e a até a clássica canção de sucesso de Whitney Houston, I Will Always Love You, destaque da trilha sonora do filme O Guarda-Costas.