Logo Folha de Candelária
Saúde 22/04/2022 14:10
Por: Odete Jochims

Câncer de colo de útero: iniciativa busca gerar conscientização sobre a doença

A Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (Apcolu) iniciará as suas atividades no próximo sábado, 23, com o objetivo de informar a população.

Informações do Instituto Nacional de Câncer (INC) dão conta de que o câncer de colo uterino é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Em razão destes números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou uma campanha que pretende contribuir para a redução destes índices. Foi neste contexto que surgiu a Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (APCOLU).

A APCOLU é uma organização sem fins lucrativos que pretende somar à campanha da OMS. Segundo a presidente da APCOLU, a médica candelariense Denise Müller, a estratégia inicial da associação será voltada para a prevenção primária, que é a vacinação. “É consenso na literatura médica que a vacina pode reduzir os números de cânceres induzidos pelo vírus HPV (6 tipos de câncer). Os índices de vacinação em nosso país estão abaixo de 50% e a pandemia causou uma piora nesse percentual”, relata. A vacina do HPV está disponível na rede básica de saúde do SUS para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14.

O lançamento da iniciativa será online, pelo Instagram, no sábado, 23. Confira mais informações em @somos.apcolu