Logo Folha de Candelária
Geral 27/04/2020 15:53
Por: Redação

China comemora 11 dias sem mortes pelo coronavírus

Já a Nova Zelândia anunciou, através de sua primeira-ministra, ter vencido a batalha contra a Covid-19, a partir do controle da transmissão comunitária da doença

Entre tantas notícias ruins e até chocantes em alguns países, em outros já surgem evidências de que o combate ao novo coronavírus está sendo bem sucedido. É o caso da China, por exemplo, país onde foram registrados os primeiros casos da doença no final do ano passado. No último domingo, 26, a nação asiática informou não ter registrado nenhuma morte pelo coronavírus em 11 dias. Nas últimas 24 horas, foram registrados apenas 11 novos casos na China. De acordo com os dados oficiais, a China totalizou 84 mil casos confirmados de coronavírus.

Um país da Oceania também foi responsável por uma notícia animadora em relação à Covid-19. A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou que seu país "venceu a batalha" contra o novo coronavírus, após haver o controle da transmissão comunitária da doença. No domingo, 26, o governo registrou apenas um novo caso da doença. A dirigente do país, no entanto, pediu que os cidadãos permaneçam em alerta e continuem tomando todos os cuidados indicados, como continuar a lavar as mãos com frequência, usar máscaras ao sair e manter o distanciamento social, ficando dentro de sua "bolha" de amigos mais próximos.

O anúncio da premier ocorre após quase cinco semanas de quarentena obrigatória, em um dos exemplos mais bem sucedidos de combate à doença no mundo. Assim que os primeiros casos surgiram, o governo agiu rápido, instaurando as medidas de lockdown e fazendo muitos testes na população. Além de falar sobre o controle extremo do coronavírus, Ardern anunciou que a Nova Zelândia irá baixar o nível do isolamento do quatro para o três a partir desta terça-feira, 28. Com isso, alguns setores não essenciais da economia, como os atendimentos paliativos de saúde e as escolas serão reabertas. A Nova Zelândia, de acordo com dados do Centro Universitário Johns Hopkins, tem 1.469 casos confirmados do novo coronavírus e 19 mortes da doença.