Logo Folha de Candelária
Geral 04/08/2018 09:54
Por: Jorge Mallmann

Candelária terá curso de canto e técnicas vocais

As aulas serão desenvolvidas semanalmente para crianças e jovens de 7 a 16 anos

Não é de hoje que Candelária é conhecida por ter em sua comunidade pessoas que demonstram grande potencial artístico, já que é uma das poucas cidades da região que conta com grupos de teatro, dança, orquestra, coral, diversas bandas, além de talentosos vocalistas e outros grupos artísticos. Exemplo disso são os talentos que subiram ao palco durante o festival da canção estudantil, que aconteceu no mês de junho, integrando a programação da Feira do Livro, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Na mesa de avaliadores, dois jurados se encantaram com os talentos e viram potencialidade para desenvolver um curso de música e canto para crianças e jovens. Trata-se da musicista santa-cruzense Patrícia Steffanello, moradora de Candelária há 10 anos, e o maestro caxiense Mateus Costamilan, hoje morador da cidade vizinha de Arroio do Tigre. Ambos uniram forças com o objetivo de desenvolver talentos vocais e ensinar para crianças e jovens aprendizes técnicas que objetivam desenvolver e aprimorar seus talentos. 
O curso será ofertado em módulos: básico, intermediário e avançado,  tendo previsão de duração de um semestre para cada etapa. O programa de ensino abrange aulas teóricas com conteúdos como:  características da música e do som, notação musical, leitura básica, notação de ritmo, afinação, tonalidades e campo harmônico e práticas como conhecimento da própria voz, respiração diafragmática, vocalizes, articulação vocal, dinâmica musical, performance de palco, expressão corporal, técnicas de microfone, entre outros. De acordo com Patrícia, caso a turma demonstre interesse, existe a possibilidade da formação de um grupo vocal ao final do curso. 
Quando divulgado nas redes sociais, o curso, que está sendo ofertado para crianças e jovens de 7 a  16 anos, despertou interesse de adultos. Questionado sobre a ideia de abrir uma turma nesta modalidade, o maestro não descartou a possibilidade caso haja demanda para a formação de um grupo de adultos que objetivem aprimorar seus conhecimentos. No entanto, a prioridade é o fechamento do número mínimo para início das aulas dos jovens talentos. O valor do curso está dividido em mesalidades de R$ 99 reais. Os alunos participarão de 02 (duas) horas/aula por semana, o que equivale a menos de R$ 12,50 por hora/aula, se forem consideradas as 8 horas/aula mensais. "Estamos praticando um preço diferenciado e abaixo do mercado neste primeiro momento como incentivo à participação dos alunos", declara Patrícia. As aulas ocorrerão nos sábados pela manhã, no Múltipla Escolha - Centro Educacional, situado na Avenida Pereira Rego, 755. Interessados em reservar  vaga devem entrar em contato pelo fone/whatsApp: 51 99840-4311. 

Sobre os professores: 
Mateus Costamilan - participa eventualmente de apresentações a convite do Coral Municipal de Candelária e não esconde seu interesse e admiração pela arte candelariense. Com formação no curso de bacharelado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  e especialista em Gestão Educacional pela Univerdade de Santa Maria - UFSM, atualmente desenvolve trabalhos como pianista, tecladista e coordenador técnico em diversos coros da região, além de atuar como professor de música na rede pública de ensino, ministrando aulas para turmas de educação infantil e ensino fundamental.  
Patrícia Steffanello - apresenta em seu currículo a passagem por diversos grupos musicais, docência no Colégio Medianeira para anos iniciais e Educação Especial na APAE em Santa Cruz do Sul.  É musicista profissional habilitada pela Ordem dos Músicos do Brasil - OMB e  integrante da Orquestra de Candelária como vocalista. Trabalhando há 20 anos na área de comunicação, é graduada em Marketing. Atualmente presta o trabalho voluntário como presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (Accev) e é pós-graduanda em coaching pela Faculdade Dom Alberto de Santa Cruz do Sul.