Logo Folha de Candelária
Geral 21/05/2021 10:36
Por: Luciano Mallmann

Abraço simbólico marca 64 anos do Hospital Candelária

Diversas atividades movimentaram o mês dos profissionais da enfermagem e do aniversário da casa de saúde local

Um abraço altamente simbólico – um entrelaçamento de braços de direção e funcionários da instituição em torno do prédio, respeitando os protocolos de segurança em razão da pandemia – marcou, na tarde de segunda-feira, 16, o aniversário de 64 anos da fundação da Sociedade Beneficente Hospital Candelária. Em um momento em que os olhos do mundo inteiro se voltam aos hospitais, esse gesto possui um significado simbólico de cuidado dirigido aos profissionais que, nesse local, cumprem o papel exercido, dia após dia, na linha de frente de combate durante a longa pandemia do coronavírus, deixando antever que eles também precisam, talvez mais do que nunca, do mesmo modo como todos os cidadãos de quem cuidam com tanto zelo profissional, um gesto de apoio e maior valorização de sua classe. De acordo com Aristides Feistler, presidente do Hospital, apesar da pandemia, nesse mês de maio, que é o mês dedicado ao profissional da enfermagem, existe muito a ser comemorado, pelo fato de, em suas palavras, não obstante as tantas mortes por covid-19, a classe estar no caminho certo. Os motivos de comemoração também passam pelas diversos benefícios trazidos pela parceria entre a Sociedade Beneficente e o Lions, que possibilitou a implementação de inúmeras melhorias na casa de saúde de Candelária, e que acabam beneficiando toda a região.

Diversas atividades foram programadas para marcar a passagem não só do aniversário do hospital, mas também do Dia do Enfermeiro (dia 12) e do dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (dia 20). Como foi dito, apesar da pandemia, inúmeras melhorias podem ser comemoradas na passagem destes 64 anos. De acordo com Feistler, os serviços oferecidos pelo Hospital Candelária cresceram muito nos últimos anos. Além dos serviços de urgência, a casa de saúde é referência regional em cirurgias eletivas (herniografia e colecistectomia), oftalmologia (consultas, exames e procedimentos curúrgicos). Além disso, há a unidade à saúde mental, com capacidade para 30 leitos. No total, são 105 leitos disponíveis, divididos entre clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediatria e saúde mental. Com essa estrutura, a casa de saúde realiza atualmente mais de 10 mil procedimentos ambulatoriais por mês, tendo uma média mensal de 200 internações para pessoas de toda a região. Aristides Feistler ressalta o caráter diuturno do Hospital Candelária, sendo possivelmente a única empresa do município que oferece serviços durante sete dias por semana e 24 horas por dia, tudo funcionando, como um grande organismo, como um todo, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no setor de saúde no Estado e mesmo no país.

Fundada em 16 de maio de 1957, a Sociedade Beneficente Hospital Candelária está sediada na Av. Marechal Deodoro, 1279. Desde então, a instituição contou com o apoio da comunidade local, através de clubes sociais, empresas e poder público para se manter. Sempre buscou oferecer o melhor atendimento possível para o município e região. Possuindo cerca de 7 mil metros quadrados de área construída, com um total aproximado de 150 funcionários e cerca de 25 médicos que compõem o corpo clínico e plantão, a casa de saúde pode ser definida como uma equipe de profissionais em constante aperfeiçoamento.

Atualmente, o Hospital Candelária é referência em saúde mental, cirurgias eletivas e otorrinolaringologia para os municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul. Através de SDI (Serviço de Diagnóstico por Imagem), a instituição oferece serviços de diagnóstico a alguns municípios da região através do convênio Cis Vale do Jacuí. Trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como sendo de Utilidade Pública Federal, realizando atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais, principalmente através do Sistema Único de Saúde (SUS).