Por: Arthur Lersch Mallmann
Paróquia distribui 200 marmitas no Ewaldo Prass
Ação, realizada na manhã de quinta, está inserida na Campanha da Fraternidade da Igreja Católica em 2023, que tem como tema a questão da fome
No fim da manhã desta quinta, 23, a comunidade católica de Candelária organizou, junto à Comunidade Sagrada Família, no bairro Ewaldo Prass, a distribuição de 200 marmitas para famílias em situação de insegurança alimentar. Segundo o Padre José Carlos Stoffel, iniciativas similares à essa são desenvolvidas desde a pandemia, como o projeto “Mesa Fraterna” que é realizado todas as quintas-feiras e, desde o ano passado, já partilhou mais de 8.500 refeições.
A ação dessa quinta, por sua vez, teve o intuito de iniciar a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”. O padre afirmou que o pontapé inicial precisava ser uma ação. “Nós buscamos dar visibilidade à campanha com um ato concreto, que foi a multiplicação do pão como Jesus pediu. Toda a cozinha da comunidade funciona através de doações e de trabalho voluntário. Estamos fazendo isso com muito carinho aqui na comunidade”, pontua.
Seu Belarmino Steffanello, de 74 anos, há dois anos é um dos voluntários que trabalha nas ações de caridade realizadas pela Paróquia. Ele explica que sua principal tarefa é o transporte dos alimentos doados para a cozinha. Afinal, quem não prepara a comida apoia de outras maneiras. “Há muitas pessoas que vivem uma necessidade tremenda de alimentos, que passam por situações indescritíveis”, explica Seu Belarmino.
A dona de casa Joice Daniele da Rosa, de 36 anos, e a cozinheira Belmira Lopes, 71, trabalharam como voluntárias no preparo e na distribuição dos alimentos. Ambas trabalham no sopão das quintas, no bairro Ewaldo Prass. “O nosso arroz, feijão, carne e molho foram feitos com muito amor e carinho. Nossa maior alegria é fazer o bem ao próximo”, destacou Joice.
Jefferson Machado, 29 anos, trouxe junto a sua filhinha para acompanhar a entrega. Mesmo não sendo católico, o morador afirma que iniciativas como essa precisam ser louvadas. “Gestos como esses são muito importantes. O alimento é algo básico, mas para muitas pessoas o pão de cada dia é uma dificuldade”, ressalta.
A Campanha da Fraternidade 2023
Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, inspirado numa passagem bíblica do Evangelho de Mateus. Esta é a terceira vez em que a Igreja Católica no Brasil aborda o tema da fome em uma campanha quaresmal.
Apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil voltou a figurar no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), após oito anos fora dele. Estima-se atualmente que mais de 61 milhões de brasileiros vivem em situação de algum tipo de insegurança alimentar, e 15,4 milhões em situação considerada grave.