Logo Folha de Candelária
Geral 13/09/2019 14:42
Por: Luciano Mallmann

Loja da Agricultura Familiar é demanda mais votada na Consulta Popular

Previsão de conclusão de obras é para março ou abril de 2020

Concluída na última sexta, 6 de setembro, a Consulta Popular em Candelária elegeu a primeira demanda, que irá apoiar a loja de agricultura familiar e central de distribuição, localizada na Av. Pereira Rego, 425. O processo somou um total de 1.319 votos, o que representa 6,3% da população de Candelária. De acordo com o presidente do Comude, Albino Gewehr, Candelária está numa boa colocação em comparação com municípios vizinhos, pois Venâncio Aires conseguiu mobilizar apenas 2,7% de sua população, enquanto que Rio Pardo somou 3,5%.  Por sua vez, Vera Cruz mobilizou 5,1% e Santa Cruz do Sul, 1,9% de sua população.

Mesmo assim, Gewehr considera que a mobilização ficou abaixo do esperado. Isso se deveu, segundo ele, a dois motivos: a falta de empolgação pelos baixos recursos destinados pelo governo do Estado e o fato de se poder classificar apenas uma demanda.  Além disso, em 2019 a Consulta Popular foi realizada mais tarde em relação a outros anos, quando foi realizada em maio ou junho. "Este ano não tivemos mais que dez dias para mobilizar a população, quando antes o prazo era maior", considera.

O PROJETO - A loja da Agricultura Familiar é uma antiga demanda de organizações de Candelária, como Afecan, Sindicatos, a própria Emater, secretarias municipais, entre outras entidades. Tem sua origem num projeto da administração de Candelária em parceria com o Estado. Trata-se de projeto concebido no sentido de possibilitar ao cidadão candelariense adquirir produtos da agroindústria familiar de Candelária, entre outros trazidos de fora. Entre eles, haverá produtos que são sucesso na Expointer e nas feiras da região metropolitana do Estado. A parte física da loja se encontra em fase de conclusão, e, além da loja, será construída uma central de distribuição. A previsão é de concluir a parte física ainda em 2019 e, no início de 2020, com os recursos da Consulta Popular, adquirir câmaras frias e balcões, entre outros itens. A previsão de inauguração é para março ou abril.