Logo Folha de Candelária
Geral 06/03/2020 13:49
Por: Redação

Coral Municipal realiza campanha de doação de sangue

Ação que movimenta integrantes da entidade pede a participação da comunidade

“Faça coisas boas e boas coisas acontecem”. Através desta frase, a regente do Coral Municipal de Candelária, Ana Schmitt, justifica a campanha organizada pela entidade, prevista para o próximo dia 07 de março. A ação, com a realização do cadastro do doador a partir das 8h30 até as 14h30, no Posto de Saúde Central, localizado atrás do Hospital Candelária, não é a primeira campanha realizada pelo coral com essa finalidade. Um objetivo plenamente louvável, sempre oportuno e que merece a adesão irrestrita da população.

A campanha contará com uma unidade móvel vinda especialmente de Santa Maria para a realização da coleta. De acordo com Ana, muitas pessoas, talvez por falta de informação, perdem o interesse em participar quando sabem que será realizada pela equipe de Santa Maria, por pensarem que não serão beneficiados em caso de necessidade. Conforme ela explica, trata-se de um pensamento errôneo, pois os bancos de sangue de diferentes hospitais se auxiliam mutuamente em caso de necessidade de um tipo sanguíneo, o que é uma prática comum. Portanto, a falta de interessa verificada em outros anos em que a campanha foi realizada é injustificada, afirma a regente. “Com uma bolsa, é possível salvar de três a quatro vidas. E, com essa unidade vindo até nós, o que mais falta para doar?”, interroga.

QUEM PODE DOAR – Os cadastros serão feitos a partir das 8h30 e, pouco depois, já será feita a coleta. Recomenda-se que a pessoa, antes de se dirigir ao posto de saúde, tome um café reforçado, pois o estômago vazio pode trazer mal-estar. Pessoas que fizeram vacina contra a gripe, por uma semana, estarão impedidas de doar. Pessoas que fizeram tatuagem em período inferior a um ano também não poderão participar, bem como pessoas portadoras de doenças crônicas. Quem quiser participar desta importante iniciativa pode entrar em contato com integrantes do coral municipal para saber em quais casos pode ou não realizar a doação. Ou, simplesmente, comparecer ao local e doar. Pois, conforme a arte da campanha, “De mãos dadas, de coração aberto. Seja a gota que falta!”.