Por: Odete Jochims
Gestantes de baixa renda têm acesso a kits maternidade
Futuras mamães candelarienses com renda baixa têm garantido kits de maternidade para seus bebês. A secretaria de Assistência Social e Habitação está repassando as gestantes dois kits, um deles é através do Programa Mãe Gaúcha, por meio de uma parceria com o Governo Estadual e outro adquirido pela própria pasta. Os itens são repassados para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
Mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa podem receber o kit do Governo Estadual. Já os itens do município são garantido para as mães que estão cadastradas no CadÚnico. As entregas são feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A secretária de Assistência Social e Habitação, Jaqueline Macedo, ressalta que é necessário que as gestantes estejam com o pré-natal em dia para receberem os kits. “É uma forma de incentivar as mamães manterem os cuidados com os bebês desde o início da gestação e ajudar os bebês a terem os primeiros cuidados”, comentou. Antes de receber os itens, elas passam por atendimento com um assistente social.
Cada kit do enxoval é composto por um cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade. Já no programa municipal, as mamães recebem um pacote de fraldas tamanho P, uma banheira, um sabonete líquido, uma mantinha microfibra, um pacote de fralda de pano, três pomadas de assadura, um babador e um talco.