Logo Folha de Candelária
Geral 27/03/2017 17:31
Por: Tiago Mairo Garcia

Clima de Páscoa nas ruas

Decoração está sendo instalada por integrantes do Gabinete da Primeira Dama

  • Decoração de páscoa encanta os candelarienses

Além dos chocolates, a Chococande ganhará um brilho especial com a decoração de Páscoa das principais ruas do centro, prefeitura e praça Alberto Blanchard da Silveira, que está sendo desenvolvida pelo Gabinete da Primeira-dama. A primeira-dama, Gabriela Butzge, informou que a ornamentação vem sendo produzida desde janeiro com as peças sendo desenvolvidas com o tema "Páscoa Encantada". "Vamos reaproveitar o material que já foi usado e adaptaremos ao tema com frases de incentivo para a população", salientou Gabriela. A decoração começou a ser colocada nas ruas na última terça, 21, deixando a cidade ainda mais bonita para celebrar a tradicional data religiosa. A ornamentação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através do Gabinete da Primeira-dama e conta com a parceria da Acic. 

Comercialização da Chococande inicia dia 03

Um grupo de 68 mulheres rurais, oriundas de 22 localidades do interior de Candelária, iniciou na quinta, 10, a produção de chocolates artesanais e de amendoim doce (cri-cri) para serem comercializados durante a 7ª Chococande, que será realizada de 7 a 15 de abril, na rua coberta, no centro de Candelária. 

A produção de chocolates pelas mulheres rurais é um dos projetos sociais que vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com a secretária municipal, Marta Emmel, o trabalho está sendo desenvolvido na cozinha comunitária, anexa ao Centro Social Amigo da Criança, no bairro Ewaldo Prass. Ela frisou que todos os custos do projeto são oriundos de verba federal, pois todas as participantes são cadastradas no Suas e integram grupos organizados da Assistência Social e parceiros. "O projeto tem o objetivo de oportunizar o trabalho em equipe e o aprendizado para que elas possam agregar uma renda extra para a família", disse Marta.

Em 2017, a meta é produzir 500 kg de chocolates. A principal novidade é a matéria-prima, pois estão sendo utilizados produtos da marca Nestlé para a confecção dos produtos. Estão sendo feitos trufas, barras, coelhos, ovos de Páscoa, pirulitos, amedoim doce (cri-cri), entre outros produtos. As vendas terão início a partir do dia 03 de abril na Casa de Cultura e de forma volante com as integrantes do grupo. O trabalho de produção está sendo coordenado por Damaris Tatiana Moraes e ocorre de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 16h30, sendo desenvolvido em cinco semanas.  

A  Secretaria salientou que neste ano o projeto abriu 20 novas vagas para mulheres que nunca haviam participado da iniciativa. "Abrimos para que pudesse haver uma renovação com o objetivo de abranger a ideia para mais pessoas das comunidades inseridas". Ao finalizar, Marta destacou que a expectativa é a melhor possível para o sucesso da produção. "A expectativa é boa pela credibilidade que o projeto tem e a motivação do grupo atual em alcançar as metas", finalizou a secretária.