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Geral 02/09/2024 15:02
Por: Arthur Mallmann

Estudantes se destacam em Programa de Liderança Regional

A Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes celebrou recentemente a conquista de dois de seus alunos, Mateus Streck de Oliveira (do 7° ano) e Manuella Rocha dos Santos (do 8° ano), ambos do ensino fundamental, que foram selecionados para representar a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) no recém-criado Conselho de Participação Estudantil. Este programa, promovido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), é uma iniciativa inédita que visa integrar estudantes na tomada de decisões e na formulação de políticas educacionais.

A diretora da escola, Ana Luisa Brandt, responsável por coordenar o processo de inscrição, explicou que o educandário já possuía uma tradição de formar lideranças estudantis, com líderes eleitos em cada turma e uma colaboração ativa com o grêmio estudantil e a equipe diretiva. No entanto, a novidade deste ano foi a oportunidade de participar do conselho estadual, o que trouxe novos desafios e responsabilidades para os estudantes envolvidos.

A inscrição, que envolveu a gravação e envio de um vídeo, foi um processo realizado "nos 45 minutos do segundo tempo", como relatou a diretora. Mesmo com a correria, a escola conseguiu inscrever Mateus e Manuella, que foram escolhidos por sua postura e organização em tarefas escolares anteriores. Após a inscrição, a notícia da seleção dos dois estudantes para representar a regional no conselho estadual foi recebida com grande entusiasmo. Afinal, eram dois dos quatro selecionados de toda a 6ª CRE, representando, assim, 88 escolas da região. Na primeira reunião oficial do programa, realizada de forma remota, os estudantes receberam orientações sobre o funcionamento do conselho e discutiram suas expectativas e responsabilidades. "Foi muito legal participar", comentou Matheus, destacando a natureza interativa da reunião e o aprendizado sobre liderança que começaram a adquirir. Manuella, que inicialmente se mostrou hesitante em concorrer à liderança de sua turma, relatou como a experiência o ajudou a superar seus medos e a perceber a importância de seu papel. "Eu tinha medo de ser líder e fazer algo errado, mas depois vi que era uma oportunidade para aprender e ajudar", afirmou.

Os próximos passos para Matheus e Manuella incluem, por exemplo, realização de uma entrevista com o coordenador da 6ª CRE e a elaboração de um mapa mental junto com os representantes do ensino médio. Essas atividades fazem parte de um cronograma de tarefas que visa preparar os estudantes para contribuir efetivamente na melhoria das suas escolas e comunidades.