Por: Arthur Mallmann
PSB lançará Paulo Butzge e Alan Wagner para a prefeitura
Após período cercado de expectativa, partido oficializou a chapa na manhã deste sábado, 3, na Convenção do PSB, realizada na Câmara de Vereadores do município
Fim do mistério: o ex-prefeito Paulo Butzge, do PSB, será candidato a prefeito de Candelária nas eleições de 6 de outubro, com o vereador Alan Wagner, do mesmo partido, fechando a chapa como vice. A decisão foi oficializada na Convenção do PSB, realizada há pouco, na manhã deste sábado, 3, na Câmara dos Vereadores. No mesmo local, o Republicanos também realizou a sua convenção, tendo definido apoiar o PSB para a majoritária na chamada "Coligação com o Povo".
Em pronunciamento à imprensa, Butzge afirma que a população de Candelária precisa ter opções para escolher o que acha melhor para o seu futuro. “Nós achamos que a nossa coligação tem pessoas muito competentes, capazes de gerir e administrar o nosso município pelos próximos quatro anos. Por isso, resolvemos colocar o nosso nome à disposição da sociedade”, explica.
O ex-prefeito também refletiu sobre o período que levou para tomar a decisão sobre a candidatura. “Nossa vida é feita de momentos em que precisamos tomar uma decisão, seja para um lado, seja para o outro. Conversamos com a família, com apoiadores, com o partido, enfim, e entendemos que era o momento de enfrentarmos este pleito. E o faremos com muita humildade, muito trabalho, com uma coligação enxuta, mas com pessoas capazes de conduzir uma campanha à altura para chegar ao Executivo Municipal, que é o nosso objetivo”.
Sobre a escolha de Alan Wagner como vice, Butzge destaca a relação de confiança com o correligionário. “O Alan já é meu amigo de longa data, já nos conhecemos há muito tempo. Nós nos entendemos e temos nossas ideias afinadas. Por isso, chegamos a esse denominador comum”, pontua.
Contexto
Com data final para oficialização das candidaturas se aproximando, no dia 6 de agosto, a decisão do PSB estava cercada de grande expectativa. A escolha do partido daria configuração final para o pleito de outubro, que já conta com a candidatura da chapa de situação, composta por Rim e Cristiano Becker, da coligação do Progressistas, MDB, PL e a federação PSDB Cidadania, e de Wilmar Rediske e Sadi da Fontoura Porto, do PDT.
Vale lembrar que o PSB elegeu os dois últimos prefeitos de Candelária. Em 2016, Paulo Butzge elegeu-se pela sigla tendo Rim como vice. Em 2020, Rim foi escolhido para concorrer pelo PSB ao lado do atual vice-prefeito Cristiano Becker. Em fevereiro deste ano, Rim saiu do PSB para ingressar no Progressistas. Na época, o PSB e o Progressistas chegaram a anunciar um acordo para as eleições, com as pré-candidaturas de Rim a prefeito e de Butzge a vice. Porém, divergências internas levaram o Progressistas a romper com o PSB.
Confira os candidatos a vereador definidos nas conveções de PSB e Republicanos
PSB – Ginevra da Silveira, Glaci Alves, Sirlei Castro, Marilda Alves, Gilvan Moura, Aldomir Severo, Marlon Wohlenberg, Pedro Moraes, Vanderlei dos Santos, Vandi Floranante, Leandro Kuhn (Gasolina) e Gilson Roos.
Republicanos – Rubiana Buqui, Carlos Kolbe e Valdir Pereira