Logo Folha de Candelária
Geral 07/02/2022 04:12
Por: Redação

Semana terá temperaturas baixas e pouca chance de chuva no Estado

Estiagem volta a se intensificar com previsão seis dias seguidos de tempo firme e mínima chance de chuva

A passagem de uma frente fria traz na sua retaguarda uma massa de ar polar que começou a ingressar neste domingo, 6, com impacto na temperatura mínima que na maioria das áreas baixou de 20°C. O vento passou a predominar do quadrante Sul mais frio e fez a temperatura despencar em algumas regiões. Em Bagé, na Campanha, o dia começou com 12,7°C, no sábado, a mínima foi de 22,1°C, uma queda de quase 10°C. Em Santana do Livramento a mínima foi de 20°C, ontem, e, hoje, caiu para 14,5°C. Já em Uruguaiana o sábado teve mínima de 22,5°C no domingo fez 15,9°C.

Nesta semana o ar seco tende a predominar pelo território gaúcho com um sistema de alta pressão atmosférica no comando das condições do tempo. O vento, inicialmente, predomina de Sul e favorece o ingresso de ar mais ameno, sobretudo, nas noites, manhãs e madrugadas que poderão ter queda mais acentuada de temperatura com expectativa de marcas que poderão ficar abaixo da média histórica de fevereiro.

Os trechos de maior altitude da Metade Norte irão ter marcas inferiores a 10°C nas manhãs de segunda, terça e quarta-feira. O amanhecer de terça tende a ser o mais frio, com previsão marcas que podem baixar de 5°C nos Campos de cima da Serra. Na maioria das regiões as mínimas tendem a ficar com termômetros operando abaixo de 20°C.

Em contraste a isso, as tardes terão gradual aquecimento com expectativa de retorno do calor mais forte a partir da segunda metade da semana com máximas acima de 35°C. O ar mais quente tem inicio do Centro para o Oeste a partir de quarta e gradativamente irá se expandindo até o Leste. Na fronteira com a Argentina a temperatura irá se aproximar de 40

(MetSul)

https://metsul.com/semana-de-pouca-chuva-e-grande-variacao-termica/ .