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Geral 23/12/2025 16:47
Por: Mariana Bataioli

Comércio candelariense fecha o ano com vendas dentro do esperado

ECONOMIA | Lojistas apontam ainda redução no volume por cliente e apostam em parcelamento, variedade e experiência de compra

O comércio local encerra 2025 com um cenário de cautela. Em lojas tradicionais, o movimento de final de ano se manteve dentro das expectativas, mas com mudanças no comportamento do consumidor: a procura por presentes segue aquecida, enquanto a quantidade de itens adquiridos por cliente diminuiu. Para manter as vendas, lojistas investiram em condições facilitadas de pagamento, variedade de produtos e estratégias voltadas à experiência do cliente. Além disso, o cronograma se mantém com horários especiais: nos dias 22 e 23 de dezembro, as lojas puderam estender o horário até às 20 horas, já na véspera, 24, o atendimento deverá ocorrer até às 17 horas.

Na Lojas Lersch, as vendas ficaram um pouco menores em comparação a anos anteriores, mas ainda dentro do esperado para este final de ano. Os itens mais procurados foram presentes infantis, além de blusas e camisetas para adultos. A loja também percebeu uma mudança no hábito de compra, se antes moradores do interior deixavam para comprar no Natal, hoje as aquisições acontecem ao longo do ano, conforme a necessidade. Entre as facilidades oferecidas estão 10% de desconto à vista, parcelamento em até 12 vezes sem entrada, opções em oito parcelas com primeiro pagamento para 60 dias ou pagamento único em até 120 dias. Mesmo com boa procura por presentes, houve redução no volume de produtos por cliente, fechando o ano dentro da expectativa, porém com muita cautela.

Na Lojas Flor de Lis, o movimento aumentou significativamente em dezembro. Roupas e calçados lideraram as vendas, principalmente para presentes e para as festas de final de ano. Segundo a loja, não foram realizadas campanhas promocionais tradicionais, mas sim campanhas de desejo, focadas em despertar o interesse do consumidor e valorizar escolhas alinhadas ao momento econômico, sem grandes liquidações.

A visão de quem consome

Do lado dos consumidores, a avaliação é positiva quanto a preços, parcelamento e qualidade dos produtos. Juliana Gewehr relatou a experiência ao comprar calçados para presentear a família. “Eu comprei três tênis, um para mim e os outros dois para meu marido e meu filho. Os preços estavam bons, acessíveis, e as condições de parcelamento estavam ótimas. Sem contar que os produtos são todos de boa qualidade, tanto que aproveitei e já garanti tênis para a família toda”, conta.

Com horários especias e vitrines personalizadas para as celebrações de fim de ano, o comércio encerra o ano com um bom fluxo de clientes, adaptando-se a um consumidor mais atento aos gastos, mas que ainda valoriza qualidade, boas condições de pagamento e uma experiência de compra positiva.