Por: Mariana Bataioli
Comércio candelariense fecha o ano com vendas dentro do esperado
ECONOMIA | Lojistas apontam ainda redução no volume por cliente e apostam em parcelamento, variedade e experiência de compra
O comércio local encerra 2025 com um cenário de
cautela. Em lojas tradicionais, o movimento de final de ano se manteve dentro
das expectativas, mas com mudanças no comportamento do consumidor: a procura
por presentes segue aquecida, enquanto a quantidade de itens adquiridos por
cliente diminuiu. Para manter as vendas, lojistas investiram em condições
facilitadas de pagamento, variedade de produtos e estratégias voltadas à
experiência do cliente. Além disso, o cronograma se mantém com horários
especiais: nos dias 22 e 23 de dezembro, as lojas puderam estender o horário
até às 20 horas, já na véspera, 24, o atendimento deverá ocorrer até às 17
horas.
Na Lojas Lersch, as vendas
ficaram um pouco menores em comparação a anos anteriores, mas ainda dentro do
esperado para este final de ano. Os itens mais procurados foram presentes
infantis, além de blusas e camisetas para adultos. A loja também percebeu uma
mudança no hábito de compra, se antes moradores do interior deixavam para
comprar no Natal, hoje as aquisições acontecem ao longo do ano, conforme a
necessidade. Entre as facilidades oferecidas estão 10% de desconto à vista,
parcelamento em até 12 vezes sem entrada, opções em oito parcelas com primeiro
pagamento para 60 dias ou pagamento único em até 120 dias. Mesmo com boa
procura por presentes, houve redução no volume de produtos por cliente,
fechando o ano dentro da expectativa, porém com muita cautela.
Na Lojas Flor de Lis, o movimento aumentou
significativamente em dezembro. Roupas e calçados lideraram as vendas,
principalmente para presentes e para as festas de final de ano. Segundo a loja,
não foram realizadas campanhas promocionais tradicionais, mas sim campanhas de
desejo, focadas em despertar o interesse do consumidor e valorizar escolhas
alinhadas ao momento econômico, sem grandes liquidações.
A visão de quem consome
Do lado dos consumidores, a avaliação é positiva
quanto a preços, parcelamento e qualidade dos produtos. Juliana Gewehr relatou
a experiência ao comprar calçados para presentear a família. “Eu comprei três
tênis, um para mim e os outros dois para meu marido e meu filho. Os
preços estavam bons, acessíveis, e as condições de parcelamento estavam ótimas.
Sem contar que os produtos são todos de boa qualidade, tanto que aproveitei e
já garanti tênis para a família toda”, conta.
Com horários especias e vitrines personalizadas para as celebrações
de fim de ano, o comércio encerra o ano com um bom fluxo de clientes,
adaptando-se a um consumidor mais atento aos gastos, mas que ainda valoriza
qualidade, boas condições de pagamento e uma experiência de compra positiva.