Logo Folha de Candelária
Geral 16/10/2020 09:38
Por: Odete Jochims

Shayani Guarezzi, personal organizer: organizando com talento e método para uma vida melhor

Pelo fato de sua origem ser recente, a profissão ainda é um tanto desconhecida: os primeiros personal organizers (consultores em organização) surgiram no Brasil por volta de 2002. Muitos começaram trabalhando por vocação, ajudando os amigos a organizar o que fosse necessário, por encontrar nesse trabalho algo com que tinham facilidade e, como consequência, uma atividade profissional. Nesse sentido, os consultores em organização são profissionais lembrados quando alguém muda de casa ou simplesmente quando se faz uma reforma, ou no momento em que começa uma nova estação e, com ela, a necessidade de encontrar mais espaço no guarda-roupa. É muito comum também esses profissionais serem contratados quando alguém percebe que sua casa ou escritório se revela com pouca funcionalidade, fazendo com que se leve mais tempo para encontrar as coisas necessárias ou mesmo tendo dificuldade em exercer seu trabalho. É em geral em contextos semelhantes que entra em cena o consultor em organização. Pode-se pensar inicialmente que se trata de um trabalho que pode ser realizado por qualquer pessoa que possua um mínimo de senso prático, mas as coisas não são bem assim.

De fato, de início esse também era o modo de pensar de Shayani Guarezzi, 26 anos, acadêmica de Ontopsicologia e de Administração pela Antônio Meneghetti Faculdade. Foi somente ao se dedicar aos estudos voltados para a área é que ela percebeu que o trabalho de organização poderia ser desenvolvido de uma maneira mais séria e em caráter profissional. E ela se sentiu motivada a criar um empreendimento próprio que, além de oferecer trabalhos principalmente de limpeza e organização, promove a capacitação de outras pessoas na mesma área. Foi essa disposição que a levou a se interessar sempre mais pelo trabalho que desenvolve, não se limitando apenas a organizar, mas levando o cliente a repensar sua rotina e sua vida, levando-o a perceber o quanto mais ele pode investir em coisas que, no momento em que o serviço é realizado, valem mais a pena: “A pessoa acaba atualizando sua própria vida”, define Shayani.

Observa-se a partir disso que o que começa com uma simples organização pode se transformar em uma verdadeira revolução na vida do cliente, e isso se deve a aliar as regras básicas com elementos de sua outra graduação, a Ontopsicologia. E sabe-se que a prática, quando é feita com dedicação e entrega, sempre leva ao aprimoramento. Isso se evidencia no momento em que, questionada sobre o seu melhor trabalho realizado até o momento, Shayani revela, através de sua resposta, a paixão que sente pelo que faz, ao afirmar que acredita que seu melhor está sempre no projeto que desenvolve no momento. De qualquer maneira, ela menciona a organização de um apartamento completo, no qual se dedicou a todos os cômodos, incluindo o quarto das crianças e os closets. Mas o trabalho de Shayani pode ser também algo mais pontual, como a simples sistematização dos livros em uma estante, o que exige conhecimentos específicos, ou mesmo a tarefa de tornar uma cozinha mais funcional e prática, o que exige prática e habilidade.

Os clientes habituais da personal organizer Shayani em geral são pessoas que tenham um espaço, tanto residencial como profissional, e que queiram cuidar mais adequadamente de suas coisas e também melhorar seu estilo de vida. Para que funcione da melhor maneira possível, o atendimento é sempre personalizado: “Eu sempre escuto e respeito as pessoas em relação ao que elas de fato querem mudar, e o que estão dispostas a fazer e os recursos de que elas dispõem para isso, tais como tempo, disposição ou mesmo o espaço, buscando sempre reutilizar o que a pessoa já possui”, afirma.