Logo Folha de Candelária
Geral 30/08/2019 09:48
Por: Luciano Mallmann

Rota turística redescobre o antigo Caminho dos Tropeiros

Quem leu algo sobre a história de Candelária não ignora que tudo começou com uma estrada. Não um destino em si, mas um caminho por onde se passa para chegar ao lugar almejado. Candelária começou quando, à beira desse caminho, casas foram sendo construídas e diferentes histórias foram sendo vivenciadas. A maior parte dos vestígios desses primórdios se perderam para sempre, na passagem dos anos e dos séculos. E um pouco do que restou forma o que se conhece hoje como a Rota Caminho dos Tropeiros. Eles eram os transportadores de mercadorias que percorriam a antiga Estrada do Botucaraí, aberta em 1798, para chegar ao seu destino final, na região serrana. Depois, cada etapa se reiniciava.

A rota, tal como hoje se conhece, foi planejada em parceria entre Prefeitura, Sindicato Rural e Emater, respeitando o percurso dos tropeiros, tendo em vista seu uso com fins turísticos, objetivando também conhecer aspectos históricos e naturais do município de Candelária, que, nesse aspecto tem muito a oferecer. Nesse sentido, uma parceria firmada entre a rota e a Viva Turismo Tchê está elaborando atividades a todos que se interessem por boas opções de turismo e lazer. Compõem a rota o Aqueduto, o Horto Medicinal Girassol (com a Agroindústria Girassol), o Museu Rural (com a Agroindústria Henning), a Ponte do Império e a Escada de Pedra e, por fim, o Engenho de Serra.

Como exemplo, no próximo dia 31 acontecerá o Café dos Tropeiros, a ser realizado no Horto Medicinal Girassol, no Passa Sete. No café, serão servidos produtos feitos pelos empreendedores da rota. Na ocasião, será feita uma apresentação dos diferentes pontos da rota aos presentes. A novidade é que será servido um café feito nos mesmos moldes daqueles que eram feitos pelos antigos tropeiros, com a brasa colocada diretamente na água – como quase ninguém mais faz. O resultado é descrito como um sabor defumado e único.

Para o dia 22 de setembro, a partir das 8h30, está programada a Caminhada da Rota Caminho dos Tropeiros, tendo como ponto de encontro inicial o Aqueduto. As inscrições, ao custo de R$ 70, incluem camiseta oficial do evento, garrafa para água, lanche, ingresso nas propriedades, degustações em algumas propriedades e ônibus. Quem quiser participar deve se inscrever até o dia 16 de setembro, com a agência Viva Tchê Turismo. Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo fone/whatsapp 9 9986 5999, ou ainda pelo e-mail vivaturismo@gmail.com. Para depois, está prevista a Semana Pedagógica de Turismo Rural – e muito mais. Pois a jornada está só começando. Aguarde.