Logo Folha de Candelária
Geral 24/03/2020 15:23
Por: Redação

Primeiro caso supeito em Candelária é uma jovem de 17 anos

Novo protocolo indica que pessoa com gripe e sintomas compatíveis é suspeita de ter contraído o Covid-19. Garota está em isolamento no Hospital Candelária

Todos sabiam que era questão de tempo. E nesta terça, 24, chegou ao fim a contagem regressiva até a confirmação do primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Candelária. É certo que agora os casos suspeitos serão mais comuns, a partir do novo protocolo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda, 23. Por esta normativa, a partir do reconhecimento de transmissão comunitária no território nacional, todas as pessoas que contraírem gripe e apresentarem sintomas compatíveis ao novo coronavírus serão considerados suspeitos. O primeiro caso assim avaliado em Candelária é de uma jovem de 17 anos com histórico recente de viagem ao Uruguai. Ela deu entrada no Hospital Candelária na segunda, 23, com febre, tosse e alguma dificuldade respiratória. Imediatamente foi isolada e será submetida a exame para verificar se tem ou não o novo coronavírus.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Melissa Rathke, daqui para a frente quem contrair gripe associada com febre e mais um dos sintomas do coronavírus, que incluem tosse, dificuldade respiratória, dor no corpo ou dor de garganta, será reconhecido como caso suspeito. Mas apenas os que necessitarem de hospitalização serão submetidos a teste do coronavírus. Também os profissionais de saúde com sintomas associados ao coronavírus farão o teste e serão afastados temporariamente do serviço.