Logo Folha de Candelária
Região 11/07/2023 08:13
Por: Diego Foppa

Um espaço para as plantas bioativas em Cortado

Horto Cura Tudo possui cerca de 60 plantas, entre medicinais e frutíferas

  • Marcos André Zerbielli e Jussara Lovato destacaram a importância explorar as ervas medicinais

Iniciado em 2018, o Horto Cura Tudo continua avançando em Novo Cabrais. O projeto é uma das ações do Centro de Referência em Saúde Popular Comunitária e surgiu com o objetivo de explorar a importância das ervas medicinais, que podem virar remédios ou outros produtos importantes para utilização em seres vivos. No entanto, conforme o terapeuta homeopata Marcos André Zerbielli, que também é presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular Comunitária (ABHP), tudo começou em 2016, quando ele ministrou um curso de Saúde Popular Comunitária. Após essa capacitação, surgiu o interesse dos participantes em expandir as ações. Com isso, segundo Jussara Lovato, presidente do instituto Cultural São Jorge, o trabalho que até então era realizado no salão paroquial da comunidade São Cláudio, passou a ser desenvolvido em um espaço nas dependências da escola Pedro Lovato, que foi recentemente municipalizada. Assim, foi possível desenvolver novas ações no Horto, como a criação do Relógio do Corpo Humano, que possui mais de 60 plantas, entre medicinais e frutíferas, sendo todas sem qualquer tipo de agrotóxico. Além disso, também possui uma horta, pomar, biblioteca, oferece cursos de saúde popular e dias de campo (poda, entre outras). “A ideia principal é trazer as pessoas para cuidar da saúde com aquilo que a natureza oferece”, conta Jussara, que é uma das 23 associadas do espaço. 

Em Novo Cabrais, desde 2020, a fitoterapia (uso de plantas medicinais como remédio), a homeopatia e o Reiki integram a saúde pública. “É uma inovação, pois Novo Cabrais é o primeiro município do Brasil a contratar um Terapeuta Homeopata para compor a equipe municipal de saúde”, resume. De acordo com o homeopata, para o tratamento é necessário realizar uma triagem por outros profissionais de saúde. “É tudo integrado e com acompanhamento, tendo como base a necessidade e características de cada pessoa”, explica. De 2020 pra cá, mais de 800 atendimentos já foram realizados. Conforme Marcos, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no SUS são ofertados atualmente 29 tipos de Práticas à população. 

FUTURO - Atualmente, tudo é preparado de maneira artesanal, mas um projeto de expansão está sendo desenvolvido com a construção do laboratório fitoterápico e homeopático, que deverá ser finalizado em junho de 2024. “Com isso, vamos avançar gradativamente para outros campos”, ressalta. De acordo com Marcos, a ideia é oficializar o município como a capital nacional da homeopatia e da ecologia.

O PROJETO 
Criado em 2021, o projeto Caminhos da Natureza foi elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal de Turismo de Novo Cabrais (Comtur) e Prefeitura. A iniciativa visa fomentar o turismo e comunidades rurais, bem como a gastronomia e a cultura local. Seis locais integram o roteiro: Recanto das Esculturas, Parque Witeck, Sítio Pitangus, Trilha Ecológica das Figueiras, Trilha das Cascatas e Horto Cura Tudo. Os locais foram selecionados após um estudo realizado pelos envolvidos na iniciativa.