Logo Folha de Candelária
Esporte 20/10/2017 14:33
Por: Tiago Mairo Garcia

Candelarienses conquistam medalhas no mundial de Kettlebell

Christian Thier e Roberta Roos faturaram prata e bronze em competição disputada na Grécia

  • Christian Thier e Roberta Roos conquistaram medalhas inéditas no mundial de Kettlebell Sport realizado na Grécia - Fotos: Facebook/ Christian Thier
  • Roberta Roos foi medalha de bronze na categoria elite feminina OALC 16kg até 60kg
  • Christian Thier obteve a medalha de prata na categoria elite profissional TALC 2x32kg até 90kg

Um feito inédito para o Kettlebell Girevoy brasileiro e para o esporte candelariense. Integrando pela primeira vez a seleção brasileira da modalidade, o casal candelariense Christian Thier e Roberta Roos colocaram os seus nomes na história ao integrarem a primeira seleção brasileira da modalidade que disputou o 25º Campeonato Mundial de Kettlebell Sport, competição organizada pela International Gira Sport Federation (IGSF), considerada a federação internacional mais tradicional e antiga em nível mundial. A competição foi realizada na última sexta, 13, na cidade de Loutráki, na Grécia, e reuniu aproximadamente 200 atletas representando mais de 20 países.
Christian Thier participou da categoria elite profissional masculina na prova TALC 2x32 kg 10 minutos até 90 kg e obteve a medalha de prata ao contabilizar 52 movimentos (reps) perfeitos. Já sua esposa, a atleta Roberta Roos, participou da categoria elite feminina na prova OALC 16kg até 60 kg, em que obteve a medalha de bronze ao contabilizar 110 movimentos (reps) perfeitos.
Ao avaliar os resultados, Christian Thier salientou que as conquistas foram um marco para o esporte no Brasil. "A nossa participação no mundial e os resultados que alcançamos servirá como fator motivacional para os atuais e para novos atletas, pois a partir desse momento o Brasil está inserido oficialmente no cenário internacional de Kettlebell Sport. Essa conquista nos coloca entre os melhores atletas do mundo na atualidade", destacou.
Naturais de Candelária, Christian e Roberta residem há 12 anos na cidade de Santiago, na região central do Estado, onde Thier atua como professor de educação física e personal trainer. Thier destaca que praticava o Kettlebell Training, que é voltado a preparação física. Em 2014, ele começou a praticar o Kettlebell Sport após realizar uma especialização sobre a modalidade na Europa. Após, Thier organizou o primeiro campeonato brasileiro da modalidade no mesmo ano na cidade de Novo Hamburgo, com a modalidade passando a ser difundida com a realização de campeonatos em outros estados. "Meu interesse surgiu no momento em que me dei conta de que, por trás da ferramenta Kettlebell, existia uma modalidade esportiva com muita tradição. Fui atrás de novos desafios como treinador e atleta, acreditando que num futuro próximo poderíamos ter condições de formar bons treinadores e grandes atletas", disse o candelariense.
Sobre o crescimento da modalidade em Candelária, Thier salientou que o município é um celeiro de ótimos atletas. "Posso citar o Sandi Martin, que hoje já compete na categoria profissional, e a Jocasta Grundling, que também é uma grande atleta. Ambos possuem expressivas marcas e já são destaques no cenário nacional e sul-americano", frisou. Após as conquistas no mundial, Thier salienta que as perspectivas para o crescimento do esporte no país são as melhores possíveis. "Com certeza teremos um crescimento mais significativo, pois a preparação dos atletas brasileiros irá se intensificar cada vez mais. Este resultado que conquistamos na Grécia servirá de fator motivacional para todos os atletas", finalizou o candelariense.