Por: Arthur Mallmann
Dados de estação meteorológica já estão disponíveis
População pode ter acesso em tempo real a informações detalhadas sobre as condições ambientais das 13 cidades atendidas pela iniciativa, incluindo Candelária
A estação meteorológica instalada no Parque de Eventos, em Candelária, vinculada ao projeto +Vales, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), já está disponibilizando seus dados no site do projeto, permitindo o acesso em tempo real a informações detalhadas sobre as condições ambientais das 13 cidades atendidas pela iniciativa.
O sistema é dividido em duas plataformas: uma para disponibilizar dados históricos e parâmetros técnicos para prefeituras e Defesa Civil, e outra, mais acessível, que permite à comunidade consultar informações de todas as estações.
Na página “online.unisc.br/tempo2”, é possível escolher a estação e conferir dados como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, pluviosidade acumulada no mês, horas de sol no dia, radiação solar, velocidade e direção do vento.
A expectativa é que, até 2025, o projeto seja ampliado, com a instalação de novas estações de monitoramento, aumentando o número de municípios atendidos dos atuais 13 para 20. A meta é expandir as parcerias com empresas e entidades, além de aprimorar o software e implantar sensores de nível nas bacias hidrográficas.