Logo Folha de Candelária
Geral 19/04/2024 14:52
Por: Odete Jochims

Aluna candelariense recebe Prêmio Meninas Olímpicas

Carolina Gewehr, de 13 anos, estudante da Escola Dinarte, foi medalhista de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) e uma das 34 agraciadas com a honraria

  • Carolina Gewehr, aluna do 8º ano da E.E.E.F. Professor Dinarte foi homenageada na Assembleia Legislativa
  • A homenageada com os pais e Cristina Rohde.

No último dia 10 de abril, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou a entrega do Prêmio Meninas Olímpicas, que busca reconhecer e incentivar a participação de gaúchas nas olimpíadas científicas nacionais e internacionais. Ao todo, 34 estudantes receberam a honraria, entre elas, a candelariense Carolina Gewehr, de 13 anos, aluna do 8º ano da E.E.E.F. Professor Dinarte, da Vila Passa Sete.

Caroline foi escolhida por sua brilhante participação na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), realizada em 2023, quando conquistou uma medalha de ouro. Mais de 18 milhões de alunos participaram da Obmep em 2023, somente 650 conquistaram a medalha. A estudante, que esteve em Porto Alegre acompanhada dos pais e da vereadora Cristina Rohde, afirmou que foi uma grande honra participar da solenidade. “Representar minha escola e cidade em eventos deste tipo ressaltam a importância de nós, jovens meninas, participarmos das olimpíadas. Mostrando que, sim, é possível conquistar tudo aquilo que almejamos e que devemos continuar seguindo nossos objetivos nos estudos”, ressaltou.

A solenidade também contou com as presenças de diversas deputadas e deputados, além de diretores, professores e familiares das homenageadas; representantes da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia; do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; das Coordenadorias Regionais de Educação e secretarias municipais de Educação. Em pronunciamento a coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas e do Torneio Feminino de Computação, Nara Bigolin, parabenizou as agraciadas e seus pais, além de falar sobre a importância da participação feminina no meio científico. "Não desistam de seus sonhos, mesmo que o mundo diga que vocês não conseguem. Vocês serão vencedoras e serão as líderes. O mundo precisa de vocês", finalizou.