Logo Folha de Candelária
Geral 01/06/2023 18:58
Por: Charles Silva

Romi Ávila Hugo é reeleito presidente do Hospital Candelária

Com o início da nova gestão, casa de saúde passará a contar com uma administração compartilhada entre Romi (diretor técnico), Lairton Kuhn (diretor administrativo) e Júlio Stefanello (diretor de saúde).

  • Chapa presidida por Romi venceu a Chapa de Aristides Feistler por 28 a 21
  • Lairton Kuhn, contador, tesoureiro da instituição durante e última gestão e atual vice-presidente, fará parte da direção administrativa
  • Indicado pelos Poderes Executivo e Legislativo, Júlio Stefanello irá compor a nova diretoria do hospital

Após as recentes polêmicas e contestações do meio civil e político de Candelária, envolvendo a administração da Sociedade Beneficente Hospital Candelária, a instituição finalmente parece estar tomando novos rumos. Durante a eleição para a escolha da nova diretoria e conselho fiscal, disputada na noite da última terça, 30, os sócios da instituição elegeram a Chapa 1, presidida por Romi Ávila Hugo, afastando-se de Aristides Feistler (Chapa 2), diretor administrativo do hospital desde 2013 e principal alvo das críticas à entidade.

Embora Hugo tenha sido reeleito como presidente do Hospital, sua nova gestão, que teve início nesta quinta, 1º de junho, apresenta novidades importantes para a administração da casa de saúde. A diretoria que, até então, era dividida entre duas figuras principais, o diretor administrativo e o diretor técnicoclínico, passará a contar com mais um membro, o diretor de saúde.

Os três cargos que irão compor o topo da hierarquia do Hospital Candelária serão ocupados pelo presidente Romi, que segue a frente da equipe médica como o diretor técnicoclínico. Lairton Kuhn, contador, tesoureiro da instituição durante e última gestão e atual vice-presidente, que assumirá a gestão administrativa. Além de Júlio Cezar Stefanello, psicólogo, que assistirá as demais equipes e pacientes da casa de saúde como o novo diretor de saúde.

A indicação de Stefanello para a gestão do Hospital Candelária foi idealizada durante uma reunião emergencial entre os Poderes Executivo e Legislativo para tentar barrar a crise da instituição. Psicólogo formado na Unisc, Julio é especialista em Saúde Coletiva e, atualmente, cursa Gestão em Serviços de Saúde, além de ser diretor da Secretaria Municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde. Ainda que esteja deixando os dois cargos para assumir a vaga no hospital.

Em relação às mudanças que serão propostas durante esta nova administração, o presidente Romi Hugo afirma que o momento é de reflexão e ambientação. “Mesmo que eu já esteja familiarizado com tudo, será uma nova maneira de trabalhar. Buscando uma gestão mais interativa com os demais membros. É apenas o começo da gestão, muitos processos devem ser revisados e alterados, temos ciência disso. Entretanto, não serão feitas grandes mudanças. Nossa instituição conta com equipes muito qualificadas e comprometidas com seu trabalho. Iremos atuar de maneira pontual para prestar o melhor serviço possível à população de Candelária”, assegurou.

Hugo relatou que muitos problemas foram sanados nas últimas semanas, principalmente, envolvendo a falta de médicos na instituição. De acordo com o presidente, o Hospital Candelária conta com quadro médico bastante efetivo. Além do médico geral e obstetra de plantão, permanentemente presentes na casa de saúde, e de um profissional anestesista de sobreaviso, um contrato assinado nesta quinta, 1º, também garantiu novamente a presença de um médico pediatra de sobreaviso, disponível 24 horas por dia para servir ao hospital. A especialidade que vinha sendo o principal alvo de problemas, devido à falta de profissionais no mercado.

Segundo Hugo, nos próximos dias haverá também a contratação de uma equipe de marketing, que irá aproximar a casa de saúde das mídias sociais e dos seus usuários, facilitando a comunicação, muito prejudicada devido às recentes polêmicas. A partir destas contratações e dos demais aprimoramentos, o presidente espera que haja uma grande evolução na instituição.

Confira os nomes que compõe a Chapa vencedora da eleição:

PRESIDENTE: Romi Ávila Hugo

VICE-PRESIDENTE: Lairton Kuhn

1º SECRETÁRIO: Jairo Dias da Silva

2º SECRETÁRIO: Erli Paulo Moraes

1º TESOUREIRO: Otavio Glanzel

2º TESOUREIRO: Dilson Dittberner

 

CONSELHO FISCAL - TITULAR

Elvio João Rohde

Neusa Marli Eckel

Valmor Ritzel

 

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

Nelsindo De Melo Vargas

José Fernando Pasqualoto

Dalton Luis Hoppe