Logo Folha de Candelária
Região 25/10/2024 08:49
Por: Diego Foppa

Leodegar aposta em governo de continuidade

Em entrevista para a reportagem da Folha, prefeito reeleito conta com um período sem adversidades climáticas e projetou como pretende conduzir a Prefeitura pelos próximos quatro anos

Passadas as primeiras semanas da reeleição, o prefeito Leodegar Rodrigues recebeu a reportagem da Folha apresentando um balanço sobre a campanha e projetando os próximos quatro anos de governo. “Me sinto entusiasmado e ainda mais preparado para administrar o município por conta da experiência adquirida ao longo dos anos. Esperamos que seja um período sem problemas climáticos, pois nos últimos quatro anos tivemos que enfrentar uma pandemia, uma seca e, por fim, uma enchente”, comenta. Leodegar atribuiu a vitória ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos. “Acredito que a população demonstrou na urna que estamos no caminho certo e que acredita que podemos fazer ainda mais por Novo Cabrais”, acrescenta. 
Com relação à sua equipe de governo, o prefeito adiantou que o primeiro escalão não deverá ter mudanças em um primeiro momento. “Será um governo de continuidade com responsabilidade”, disse. Contudo, ele ressaltou que deverá nomear algum nome técnico para ocupar a pasta da Administração (atualmente acumulada pelo prefeito). “Também pretendemos reforçar o setor de projetos, pois seguiremos trabalhando firme na busca por recursos, pois um município não consegue pôr todos seus projetos em prática somente com o próprio orçamento”, salientou.  

CRESCIMENTO DO PT – A nível de Estado o PT, partido do prefeito reeleito, vem perdendo forças. Em termos proporcionais, a sigla venceu em 19 municípios gaúchos neste ano. Em 2020, havia ganhado em 23 cidades e em 38 no pleito de 2016. Entretanto, em Novo Cabrais a situação é oposta, e o partido vem crescendo a cada ano. “É consequência de um trabalho desenvolvido por várias pessoas. Um partido não cresce sozinho ou com um trabalho realizado por uma pessoa apenas. Procuramos trabalhar como o povo deseja, visando o crescimento do município e atendendo a todos da mesma maneira, sem ranços políticos”, avaliou.  

O QUE MAIS DISSE LEODEGAR 
PRIORIDADES 
Segundo o prefeito, o objetivo é seguir promovendo avanços em todas as áreas. Neste sentindo, ele salienta que a nova administração irá trabalhar forte para o bem-estar da população, bem como avançar na questão de infraestrutura, visando à chegada de novos empreendedores. 

CÂMARA 
Conforme Leodegar, a relação com o Poder Legislativo será com respeito e transparência. “Respeitarei as ideias contrárias e sempre estarei buscando um entendimento pelo bem comum. Iremos garantir a contrapartida necessária para emendas captadas por cada um dos vereadores”, disse. 

GOVERNAR COM O PODEMOS 
De acordo com Leodegar, o Podemos vem para somar na próxima gestão. “Tenho convicção que irá nos ajudar a por em prática nossos compromissos, bem como realizar um trabalho em benefício do crescimento do nosso município. Além disso, é um grande aliado na busca por recursos”, ressaltou. 

Drama familiar em meio à campanha 
 A vitória de Leodegar também foi marcada pela superação, por conta de um grave problema de saúde ocorrido sua esposa Dameane Bilha. No dia 21 de setembro, uma semana após o início da campanha eleitoral, ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cachoeira do Sul. Um dia depois, a primeira-dama foi transferida ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), também em Cachoeira, e um dia depois deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da casa de saúde com um diagnóstico de pneumonia, infecção no pulmão e duas tromboses nos vasos sanguíneos do coração. Além disso, sua primeira neta nasceu com menos de 37 semanas em Candelária, considerada prematura. Após o nascimento, a criança precisou ficar 16 dias internada na UTI, em Caxias do Sul, e retornou para casa. “Foram momentos difíceis, de muita ansiedade e nervosismo”, relembra. Devido à doença da esposa, Leodegar não participou de cerca de 40% da campanha. Neste período, quem comandou as ações políticas foi o vice Maiquel Butzke, candidatos a vereadores e membros da coligação. “Participei de algumas reuniões com todos. Sou muito grato a cada um deles pela forma disciplinada de como conduziram toda a campanha”, destacou.
EVOLUÇÃO - Dameane saiu da UTI na última terça, 22, após 30 dias de internação. Contudo, ela permanece no hospital. “Minha gratidão a todos pelas orações e energias positivas, bem como a toda equipe médica do HCB pelo atendimento”, salientou Leodegar, que completou agradecendo à população cabraisense. “Agradeço a todos pela reeleição. Mesmo não podendo realizar visitas em boa parte do município, a população me deu esse voto de confiança em um momento tão difícil. Vou continuar sendo essa pessoa que todos conhecem, sem viras as costas para ninguém”.