Logo Folha de Candelária
Esporte 21/09/2019 11:11
Por: Redação

Ginásio Walter Filter: novo piso deve ser concluído na próxima terça

A antiga quadra de madeira está sendo substituída por um piso modular usado nos jogos da Liga Nacional de Futsal. Reinauguração do ginásio deve ocorrer no início de outubro

  • Imagem mostra o início da colocação do novo piso
  • Obra de ampliação do banheiro feminino também deve ficar pronta na próxima semana

Está cada vez mais próxima a conclusão das obras no Ginásio Municipal Walter Filter. Com as portas fechadas desde o início de abril, a reabertura do ginásio vem sendo aguardada com grande expectativa pela comunidade, em razão de sua acentuada  demanda diária, invariavelmente em três turnos. A reta final da obra se materializou na última quinta, 19, com o início da colocação da quadra modular de polipropileno (veja abaixo), material escolhido para substituir o piso de madeira, inaugurado em 2007 e que estava em precárias condições. Na manhã deste sábado, 21, a colocação do piso modular estava quase 100% concluída. Conforme o funcionário da Pisossul, a empresa do Paraná responsável pelo serviço, na próxima terça, 24, o piso ficará pronto para uso, inclusive com as marcações das diferentes modalidades esportivas normalmente utilizadas. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, na próxima semana também deverá ser concluída a obra de ampliação do banheiro feminino do ginásio. A ideia, segundo o secretário, é reinaugurar o Walter Filter, nos primeiros dias de outubro próximo, possivelmente na primeira rodada da 2ª Copa Candelária de Futsal (confira nas imagens a evolução do trabalho de colocação do novo piso). 
O novo piso modular
Os pisos modulares de polipropileno são instalados sobre um contrapiso nivelado. Para garantir o amortecimento e o conforto acústico, são instalados sobre uma manta de borracha de alta densidade. Esse material modular é a mais nova tecnologia para quadras internas, desenvolvido para absorver impactos e prevenir lesões em atletas. Por isso, foi adotado como padrão nos ginásios de esportes das equipes que disputam a Liga Nacional de Futsal. O uso do piso também é avalizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).