Logo Folha de Candelária
Esporte 21/09/2022 14:16
Por: Redação

Projeto prevê descontos no IPTU de imóveis sustentáveis

Proposta do vereador Jorge Willian Feistler foi aprovada na sessão ordinária de segunda, 19

Adotar práticas sustentáveis nas residências pode acarretar em descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Essa é a proposta de autoria do vereador Jorge Willian Feistler (PTB), que foi aprovada na sessão da última segunda, 19, por todos os parlamentares. Titulada como IPTU Verde, a matéria 007/2022 prevê descontos de 3% a 15% do imposto devido.

O projeto de lei aprovado pelos vereadores concede desconto para imóveis residências que possuírem sistema de captação e reuso da água da chuva; sistema de reuso de água de outras fontes, além da pluvial; sistemas de aquecimento hidráulico solar e elétrico solar; sistema de utilização de energia eólica; instalação de telhado verde; construções com materiais sustentáveis com origem comprovada.

Além disso, também está previsto desconto para quem tiver calçadas verdes com plantio de exemplares nativos com no mínimo dois metros de altura; sistema fotovoltaico e outras medidas aprovadas por setor competente que contribuam com a melhoria e preservação ambiental. Conforme o autor do projeto de lei, a ideia é incentivar a preservação, conservação e proteção do meio ambiente.

“Esse projeto é uma forma que encontramos de incentivar a população a cuidar do meio ambiente, pois é dever do poder público zelar pelo desenvolvimento sustentável”, comentou. Feistler lembra ainda que a lei orgânica do município já destaca a importância de se implementar medidas protetivas ao meio ambiente para melhorar a qualidade de vida dos candelarienses.

O vereador explica que, se for sancionada a lei, o proprietário de imóvel residencial que possua algum sistema de sustentabilidade poderá protocolar o pedido de desconto no IPTU em até 30 dias, contados da data de vencimento da cota única no ano do exercício. Para tanto, é necessária a apresentação da identificação do imóvel, do número do Cadastro Imobiliário Municipal e das medidas sustentáveis aplicadas com documentos comprobatórios.