Logo Folha de Candelária
Geral 15/10/2025 09:40
Por: Odete Jochims

Dunga recebe título de Cidadão Candelariense

  • Entrega da placa ( fotos : Arthur Mallmann)

Um Plenário 7 de Julho completamente lotado marcou, na noite de segunda-feira (13), a Sessão Solene que concedeu o título de Cidadão Candelariense ao ex-jogador e treinador Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga. A homenagem, aprovada por unanimidade no Legislativo, reconhece o gesto solidário do ídolo do futebol brasileiro, que, por meio do Instituto Dunga e do projeto Seleção do Bem 8, viabilizou a doação de 34 casas a famílias de Candelária atingidas pela enchente.

Dunga foi recebido com entusiasmo pelo público e pelas autoridades que compuseram a mesa oficial, entre elas a presidente da Câmara, Jaira Diehl (P), o vice-presidente Marcelinho D’ Avila (P), que atuou na presidência em razão da licença saúde do vereador Márcio Bataioli (PL), e o vereador Jair Radtke (MDB), secretário da mesa. Representando o Executivo Municipal, estiveram o prefeito Nestor Ellwanger (Rim) e a secretária de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice Medeiros.

 Solidariedade que virou exemplo

Embora sua trajetória esportiva seja motivo de orgulho para milhões de brasileiros, o que mais emocionou o público presente foi a solidariedade demonstrada pelo homenageado. Em sua fala, a presidente Jaira Diehl ressaltou que o título expressa a gratidão de toda a comunidade candelariense. “Você é um ser humano que não está na Terra de passagem, e sim para fazer história, deixar um legado”, afirmou.

A secretária Cleonice Medeiros, que acompanhou e trabalhou de perto no processo para a chegada das casas ao município, também destacou a generosidade de Dunga. “Não sei se na história de Candelária alguém fez uma doação desse tamanho. Uma dedicação de uma pessoa que não é daqui, e que poderia ter escolhido qualquer outro lugar”, declarou.

O prefeito Rim lembrou que o ato de solidariedade cria um vínculo eterno entre Dunga e Candelária, formalizado na noite de 13 de outubro. “Talvez a tua maior vitória tenha sido fora dos campos, quando trocou a braçadeira de capitão por uma mão estendida”, disse.

 Emoção, agradecimentos e homenagens

Em um discurso marcado pela emoção, Dunga agradeceu a todos os parceiros e membros do projeto Seleção do Bem 8 e destacou a persistência dos envolvidos no processo que resultou na entrega das moradias. “O que move é o ‘não’. O ‘sim’ acomoda”, refletiu.

O ex-jogador comparou seu papel atual com o da época de jogador e treinador. “Na minha vida no futebol, eu mexia com a vida das pessoas no ganha e no perde. Mas agora é diferente: a vida das pessoas está em jogo”, afirmou. E também deixou uma mensagem às famílias beneficiadas. “Nós doamos as casas, agora vocês precisam transformar essas casas em um lar”, finalizou. 

 Durante a sessão, o coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco emocionou o público e o próprio homenageado com apresentações do Hino de Candelária, da canção “Um novo dia virá” (versão de Rayne Almeida e Thiago Novaes) e de “Esperando na janela”, gravada pela banda Cogumelo Plutão. Dunga, visivelmente tocado, registrou a apresentação com seu celular e aplaudiu o grupo de pé.

Encerrando a cerimônia, Dunga recebeu uma placa com o título de Cidadão Candelariense e uma cesta com produtos locais, símbolos do reconhecimento e do carinho da comunidade.