Logo Folha de Candelária
Geral 13/12/2021 22:58
Por: Redação

Douglas e Ricardo Friedrich são homenageados em sessão especial da Câmara

Atletas foram saudados pelo êxito profissional, por divulgarem o nome do município e pelas suas ações sociais anônimas

A noite de segunda, 13 de dezembro de 2021, certamente ficará marcada de forma especial na história do Poder Legislativo de Candelária e da própria comunidade candelariense. Nesta data, a Câmara Municipal prestou uma homenagem aos atletas de futebol Douglas e Ricardo Friedrich, que certamente recebeu o aval e os aplausos de toda a comunidade. E quem teve a oportunidade de acompanhar a sessão especial, ´por tudo que se viu e, especialmente, se ouviu, saiu com a convicção reforçada de que a homenagem se justificou plenamente.

Após a abertura da sessão, os dois atletas – ambos goleiros – foram chamados para o plenário. Seguiram-se pronunciamentos, iniciados pelos proponentes das homenagens. A vereadora Ginevra Haubert da Silveira, falou em nome da bancada do PSB e como autora da homenagem à Ricardo Friedrich, que já atua profissionalmente há seis anos na Europa, atualmente defendendo a equipe do Kalmar da Suécia. Ginevra declarou ter iniciado neste ano na Câmara com o esporte e a família como principais bandeiras. Destacou que o esporte e a família estão bem representados por ambos. Lembrou que em Candelária eram conhecidos pelos apelidos de Tafarel e Tafinha, destacando que Douglas e Ricardo sempre enalteceram sua terra e demonstram compromisso social. “Por tudo isso, fazem a diferença por onde passam”, completou. Na sequência, ocupou o microfone o vice-prefeito Cristiano Becker, que propôs a homenagem a Douglas, ainda quando era vereador. Ele afirmou que a homenagem aos dois atletas é uma extensão da vontade de todo o povo de Candelária. Conforme Becker, Douglas e Ricardo são um orgulho para Candelária por sua atuação, a humildade e o trabalho social, desempenhado, segundo destacou, de forma anônima.

Na sequência, se manifestou a vereadora Alexandra Bini, em nome da bancada do Progressistas, que parabenizou os proponentes da homenagem, qualificando-a como justa e merecida, entre outras razões, pelos dois goleiros serem uma inspiração para muitas crianças e adolescentes. Aldomir Severo, ocupou a tribuna representando a bancada do PTB. Ele destacou que Douglas e Ricardo são goleiros artilheiros por suas atitudes e ações. A seguir, Cristina Rohde (PSDB) observou que os atletas colocam o município em evidência, algo que sempre a emociona. “Eles engrandecem e enaltecem Candelária”, salientou.

O prefeito Nestor Ellwanger (Rim) lembrou que a família dos homenageados mora próximo de sua casa, circunstância que sempre o tornou próximo dos atletas até hoje. Saudou os belos exemplos que ambos representam para os candelarienses, especialmente por jamais esqueceram suas origens. “Ganharam o mundo, fama, porém são os mesmos que saíram de Candelária”, ressaltou, o que creditou à boa educação que receberam. O prefeito ainda registrou ser um orgulho dizer que os dois são de Candelária. “Atletas queridos pela população, que torce muito por vocês”, acrescentou.

Douglas e Ricardo: gratidão e valorização da família

Os homenageados também se manifestaram na sessão solene e ambos demonstraram sincera gratidão pelas manifestações de reconhecimento, além de valorizarem a importância da família. Douglas disse ser grato a Deus pela homenagem recebida, por ter nascido nesta terra, pelos pais “que os criaram da melhor forma possível” e por todos os amigos que fez em Candelária. Também saudou a esposa e os demais familiares pelo constante apoio. Disse que nada precisa acrescentar sobre tudo o que foi dito, demonstrando gratidão por cada palavra. Douglas prometeu que irá continuar se empenhando emdivulgar o nome de Candelária e se envolver nos seus projetos, mostrando comprometimento com o avanço do município. Afirmou enxergar que a cidade tem grande potencial para se destacar na região e no estado. Ao finalizar, agradeceu a toda a comunidade “que nos formou como atletas e cidadãos”.

Já o homenageado Ricardo registrou também ser uma noite muito especial para a família e para ele e seu irmão, não só pela carreira, mas pelas ações fora dos campos de futebol. Agradeceu igualmente as lições de vida recebida dos pais, citando um ensinamento especial do pai: “Meu filho, se aparecer uma oportunidade tem que agarrar”. “Com essa mentalidade é que crescemos”, emendou. Observou que durante a sessão, teve a sensação de estar vendo um filme sobre as experiências vividas, lembrando dos sete anos que vive fora do país. Ricardo declarou que quando está fora sempre pensa em voltar a Candelária, para ficar com os pais e amigos. Fez referência ao destaque da esposa Fabiana como atleta, pedindo maior apoio ao futebol feminino. “O esporte ensina e educa”, justificou. Ainda dirigiu uma especial homenagem à esposa, por ter sido sua incentivadora, parceira e amiga em todos os momentos, citando, em especial, o período da gestação do filho em que, por conta da pandemia, ficaram afastados. A sessão foi encerrada com a entoação pelos presentes do Hino a Candelária.