Por: Arthur Mallmann
Guia Lopes realiza eleições estudantis
Votação realizada na última sexta, 4, elegerá duas duplas para representar a escola na 6ª CRE e em atividades com a Seduc
Campanha, chapas, urnas, filas, mesários e o tradicional barulhinho de confirmação de voto. Poderia se tratar de uma eleição para presidente ou governador, mas o cenário foi o Colégio Estadual Guia Lopes, onde os estudantes participaram da escolha dos representantes do Conselho de Participação Estudantil (CPE).
Toda a condução do pleito foi feita pelos próprios alunos, por meio do Grêmio Estudantil, com o uso de uma plataforma virtual disponibilizada pela Secretaria da Educação do Estado. A votação foi realizada ao longo da última sexta, 4, e encerrada oficialmente na manhã desta segunda, 7. Os resultados, contudo, serão oficializados somente na próxima sexta, 11, pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A eleição contou com duas chapas únicas. No Ensino Fundamental, a dupla formada por Mateus Streck de Oliveira e Manuella Rocha dos Santos, que já haviam sido escolhidos para representar a 6ª CRE, concorreu com a chapa "GUIAdos pela Educação". Já no Ensino Médio, a representação ficou por conta de Jordana Schwantz e Kauany Grehs, da chapa "GUIAdos pela determinAÇÃO".
Kauany, que estuda no Guia há mais de dez anos, destaca que o que mais a motiva é levar o nome da escola além dos limites do município. “Queremos levar o nome de Candelária e mostrar o que fazemos aqui dentro. O Guia é uma segunda casa para mim”, afirma. Jordana, por sua vez, mesmo estando há pouco tempo na escola, relata que sempre se sentiu acolhida. “Eu acho importante poder representar os outros. Particularmente, sempre gostei dessas atividades, até por conta do Grêmio Estudantil”, explica. Para ambas, o ponto mais marcante da iniciativa é a forma como ela valoriza cada aluno e mostra que todos têm importância dentro do processo democrático da escola.
O Conselho de Participação Estudantil
Criado em 2024 pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (veja mais informações no link), o Conselho de Participação Estudantil (CPE) tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e fortalecer a gestão democrática nas escolas da rede estadual. Presente em mais de duas mil instituições de ensino, este ano o programa permitiu que os próprios estudantes escolhessem seus representantes por meio de eleições diretas. Os eleitos atuam durante um ano em projetos escolares, ações comunitárias e interlocuções com a Seduc. Além disso, recebem formação voltada ao desenvolvimento de competências como liderança, cidadania, comunicação e resolução de problemas.
Até o fim do mês, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) selecionará duas duplas, uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio, para representar as escolas da região junto à Secretaria da Educação.
(Fotos: Arthur Lersch Mallmann | Folha de Candelária)