Logo Folha de Candelária
Saúde 08/12/2022 16:01
Por: Charles Silva

Campanha de doação sanguínea realiza última coleta do ano

Hemocentro de Venâncio Aires veio até Candelária, onde arrecadou as últimas bolsas de sangue do ano; projeto será retomado em maio de 2023

Na manhã desta quinta, 8, foi realizado no Hospital de Candelária a última etapa da campanha “Investindo na Vida” em 2022. O projeto, iniciado em maio deste ano, leva todos os meses cerca de 30 voluntários para efetuar a doação de sangue no Hemocentro de Venâncio Aires, que abastece o Hospital de Candelária. Contudo, excepcionalmente este mês, os profissionais se deslocaram até Candelária para realizarem a coleta.

A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação, ampliar o número de candelarienses doadores de sangue e auxiliar o Hospital Candelária na ampliação de seu estoque sanguíneo. A ação foi idealizada pela vereadora Alexandra Bini (Progressistas) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Poder Legislativo, Rotary Club Candelária, Hospital Candelária, Life MKT e veículos de imprensa do município.

A vereadora Alexandra Bini comemorou o sucesso da campanha. “Muitos voluntários se engajaram e se doaram muito. Desde o início do projeto, conseguimos mobilizar cerca de 200 doadores e, com certeza, salvamos muitas vidas. Fechamos este ano com chave de ouro”, exaltou.

Questionada sobre a possibilidade de que as coletas passem a ser realizadas regularmente em Candelária, Alexandra afirmou que esta é uma luta para 2023. “Ficamos muito felizes que o hemocentro atendeu nosso pedido e se deslocou até aqui. O fato de termos que nos deslocar até Venâncio Aires impossibilita muitas pessoas de realizarem a doação. Para uma cidade de tamanho de Candelária, é muito importante que pudéssemos receber o hemocentro ao menos uma vez por mês. Certamente conseguiríamos expandir ainda mais o número de doadores”, concluiu.

A Enfermeira Fernanda Welfe, chefe de Enfermagem e responsável pelo setor de transfusões de sangue no Hospital Candelária, falou sobre a importância do projeto para a casa de saúde. “O trabalho foi de grande relevância para garantir nosso acesso aos hemocomponentes. A campanha agregou muito para nossa instituição e comunidade como um todo. Tivemos um grande número de doadores e esperamos que em 2023 o projeto continue e siga beneficiando nossos pacientes”, afirmou.