Logo Folha de Candelária
Geral 13/06/2017 14:01
Por: Jorge Mallmann

Chuva promete uma trégua para os próximos dias

Passagem de uma massa de polar derruba as temperaturas entre sexta, 9, e terça, 13

  • Sai a chuva e vem o frio: mínimas entre 6º e 7º no fim de semana
  • Bombeiros usaram embarcação para remover moradores ribeirinhos na rua da Praia
  • Cheia alcançou a marca de 7 metros e 25 cm acima do nível normal

Poucos dias após a última cheia, o rio Pardo saiu novamente do seu leito durante a quinta, 8, em Candelária, e chegou até a marca de 7 metros e 25 cm acima do nível normal. Por volta das 13h, o rio começou a recuar. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Candelária, Euclides Rodrigues, a precipitação próxima de 90 mm na região da cabeceira do rio determinou a cheia. O pluviômetro da Folha registrou durante esta semana, entre segunda e sexta, uma precipitação de 70 mm na cidade de Candelária. O maior volume foi registrado durante a quinta, com um acumulado de 63 mm até o final da tarde. Durante toda a manhã de quinta, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Voluntários acompanharam a evolução da cheia junto a uma régua instalada em um ponto estratégico da rua da Praia. Se o nível do rio continuasse subindo, várias famílias das imediações teriam que ser removidas das casas. No entanto, o recuo do rio tranquilizou, pelo menos por ora, os moradores e as equipes de ajuda. 
Além do transtorno para os moradores das regiões ribeirinhas, o tempo instável registrado de forma quase contínua nas últimas semanas também gera desconforto para o restante da população. Um dos problemas é a dificuldade para secar as roupas diante da ausência do sol. Em consequência disso, as lojas de eletrodomésticos aumentaram muito as vendas de secadoras e máquinas centrífugas. A gerente da Benoit de Candelária, Marisa Bald, ressalta que o estoque de secadoras de roupas da loja terminou. O próprio estado de espírito das pessoas é afetado pelo longo período de instabilidade. Estudos associam, inclusive, a depressão à falta de luz solar. A boa notícia é que para os próximos dias a meteorologia indica o retorno do sol, cuja presença será, de fato, muito saudada.
Se a chuva sai de cena, o frio promete dar o ar de sua graça. De acordo com o Climatempo, uma forte queda da temperatura está prevista para o sul do Brasil no período entre sexta, 9, e terça, 13, com a passagem de uma massa de ar de origem polar sobre o Brasil. A expectativa é que o resfriamento seja mais acentuado do que aquele que ocorreu no fim de abril, quando foram observadas as primeiras temperaturas abaixo de zero no país, e também do fim de maio. Para o final de semana, as temperaturas mínimas em Candelária devem ser de 6º e 7º no sábado e domingo, respectivamente, de acordo com o Climatempo. Já as máximas devem variar entre 16º e 18º. Se não ocorrer uma mudança nas previsões meteorológicas, o tempo firme deverá permanecer ao longo de toda a próxima semana.