Por: Odete Jochims
Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores para deliberar sobre a LOA 2025
Na manhã desta terça-feira (24),
foi realizada a Audiência Pública Presencial, que dispõe sobre a estimativa de
Receita e a fixação da Despesa do Município para o próximo exercício
financeiro, em cumprimento ao disposto na Constituição da República Federativa
do Brasil e da Lei Orgânica Municipal.
Os trabalhos foram conduzidos
pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador Pedro Moraes e
pelo relator, o vereador Celso Gehres e acompanhado pelo presidente do
Legislativo, Gilvan Moura.
O presente Projeto de Lei
compreende os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, e foi elaborado de
acordo com a Lei Federal nº 4.320/64, com a Lei Complementar nº 101/00 e com a
Lei Municipal nº 2.227 de 03 de dezembro de 2024 – Lei de Diretrizes Orçamentárias
para o exercício de 2025, incluindo a consonância com os seus anexos de Metas
Fiscais e de Metas e Prioridades para o próximo exercício, observadas as
diretrizes e os objetivos do governo constantes na Lei nº. 1946 de 29 de
setembro de 2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município.
O Projeto de Lei visa garantir a
continuidade das ações constantes do programa de governo, através da execução
de projetos prioritários que buscam atender de forma crescente as demandas mais
urgentes da população e estimular o desenvolvimento social, cultural e
econômico do Município.
Com relação aos dados, no
exercício em curso até o mês de setembro, foi arrecadado o montante de R$
134.195.634,42, tendo sido empenhado em despesas correntes o valor de R$
124.860.111,91 e em despesas de capital o valor de R$ 17.751.901,15. Portanto, o resultado orçamentário acumulado
em 2024, até o mês de setembro é de 8.416.378,64, o qual se apresenta
deficitário em função do aumento da despesa estar incompatível com a
arrecadação no período.
Até o final do mês de setembro, o
saldo Dívida Consolidada Líquida do Município foi de R$ (16.023.181,58), o qual
foi apurado de acordo com a metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro
Nacional, bem como as orientações do Tribunal de Contas do Estado. Cabe
informar que ainda não foram contabilizados os ajuste e baixas do acordo de
parcelamento de precatórios devido pendências e atrasos de informações, mas o
ajuste do saldo devedor será efetuado até o encerramento do exercício.
Outro dado importante diz
respeito ao acúmulo de restos a pagar comparado com a disponibilidade de caixa.
Desse modo, ao final do mês de setembro, o saldo acumulado de Restos a Pagar do
Poder Executivo era de R$ 32.137.050,80. Já as disponibilidades do Executivo
alcançaram R$ 156.766.533,01, sendo R$ 127.490.696,28 do RPPS, e R$
29.275.836,73 das demais contas bancárias do poder executivo.
As Receitas de Impostos, Taxas e
Contribuição de Melhoria estimada para o exercício de 2025 soma R$
18.182.260,00 em valores Líquidos representando 8,98% do total previsto. Esta fonte representa as receitas próprias,
composta dos tributos municipais.
As Transferências de Recursos do
Sistema Único de Saúde – SUS – Repasses Fundo a Fundo cuja previsão é de R$
12.325.179,00, e representa 6,09%.