Logo Folha de Candelária
Saúde 11/05/2023 14:40
Por: Charles Silva

Mesmo com chuva, Dia D teve saldo positivo

Equipes da secretaria municipal de saúde aplicaram cerca de 350 doses de diferentes imunizantes durante as ações do último sábado, 6.

No último sábado, 6, postos de vacinação de todo o Estado estiveram extraordinariamente abertos para o Dia D contra a gripe influenza. O RS vem registrando uma queda acentuada na procura pela vacina contra a gripe influenza. Nos últimos cinco anos, apenas em 2020 os municípios alcançaram a meta de ao menos 90% de cobertura para os grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Em Candelária, equipes da secretaria municipal de saúde organizaram ações a serem executadas em diversos pontos do município, na cidade e no interior, para a aplicação dos imunizantes. No entanto, o alto volume de chuva dificultou o deslocamento da população até os pontos de vacinação, comprometendo o alcance da campanha.

Devido ao mau tempo, o principal evento da campanha, que aconteceria na Praça Central, foi cancelado e as ações realizadas nas localidades do interior não obtiveram o alcance projetado pela secretaria de saúde. Contudo, mesmo com as dificuldades, 357 doses de diferentes vacinas foram aplicadas, a maioria contra a influenza, covid-19, dT (difteria e tétano) e hepatite B.

Em relação à gripe, principal alvo da campanha, até o momento, o município já aplicou 2877 doses do imunizante, somando 26% da população alvo. Segundo a Coordenadora do Centro Municipal de Vacinação, a enfermeira Nerizane Fornani, o Dia D teve um resultado positivo. Pois, mesmo com as más condições climáticas, vacinar mais de 350 pessoas em um único dia é um feito a ser comemorado. “Os resultados da mobilização ficaram abaixo do esperado. Mas diante do cenário que encontramos no sábado, o evento superou sim nossas expectativas”.

A coordenadora aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da vacinação, reforçando que o Centro Municipal de Vacinação está aberto de segunda a sexta, inclusive, durante o 1º sábado de cada mês, disponibilizando todas as vacinas oferecidas pelo SUS.