Por: Raíssa Steinhaus
INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes
A partir do dia 30 de junho, vitimas de fraude no INSS podem procurar as Agências do Correios para pedir o reembolso; é necessário levar documento de identificação
A partir do próximo dia 30, agências dos Correios vão
prestar atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados
feitos por entidades associativas. O anúncio foi feito nesta quinta, 22.
Durante coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Giberto
Waller, destacou que o serviço presencial será disponibilizado com foco na
população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia.
“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos
Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem
outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social.
Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”
Segundo Waller, o INSS trabalha atualmente com um total de
1.570 agências distribuídas em pouco mais de 700 municípios grandes, onde a
maioria da população tem acesso à tecnologia e, portanto, não precisaria se
deslocar em busca de atendimento presencial.
“A gente está utilizando a parceria com os Correios para
chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou
no uso da telefonia”, destacou o ministro, citando que a pasta disponibiliza,
como canais de comunicação, o aplicativo Meu INSS, sites oficiais e o número de
telefone 135.
ATENÇÂO
Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado
ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação. Em casos de
pessoas acamadas ou com dificuldade de deslocamento, é possível que uma
terceira pessoa compareça ao local, desde que portando uma procuração.
“A pessoa com a
procuração, não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a
visita à agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”,
destacou o presidente do INSS.
“A ideia é que os Correios, ao receberem essa pessoa, façam
o atendimento, abram a tela informando se houve desconto, de qual associação
[foi feito o desconto], e se foi autorizado ou não. Ela fecha a manifestação
automaticamente, recebe um protocolo com número, horário e data. Isso vai ter
uma importância depois”, completou.
Fonte: Agência Brasil