Logo Folha de Candelária
Esporte 30/01/2023 10:55
Por: Arthur Lersch Mallmann

Sub 10 da Korpus é campeã da Iberleague Nacional em Campinas

Partida decisiva foi realizada no sábado, 28, e o título foi celebrado no domingo, 29, com carreata em Vera Cruz e Candelária

O sub 10 da Korpus conquistou um título histórico neste sábado, 28, em Campinas, interior de São Paulo. A categoria sagrou-se campeã da etapa nacional da Iberleague, uma das principais competições de base do Brasil, classificando a equipe candelariense para a disputa da Iberleague Mundial, em Estoril, Portugal.

Com o segundo lugar na fase de grupos, a Korpus iniciou a sua campanha nas eliminatórias enfrentando o atual campeão baiano da Iberleague, o Inter Soccer. O pontapé inicial no mata-mata foi imponente: vitória de 6 a 1 para a Korpus, gols de Miguel Martins (2), Lázaro Pelegrin (2) e Cauã Sides (2). Na semifinal, os candelarienses enfrentaram o Barça City, de Goiás. Miguel Martins foi o grande destaque do confronto, marcando três gols de falta.  Cauã Sides completou o escore. Resultado final: 4 a 1 e a vaga para a grande final da competição contra o Pratas da Casa, que representa o estado de São Paulo.

 

Final foi marcada por confusão

A finalíssima foi disputada no sábado, 28, em uma partida tensa e bem jogada. A equipe adversária era considerada a favorita, pois seu elenco era composto por nomes vinculados às bases de times grandes, como Corinthians, São Paulo, Santos e RB Bragantino. Contudo, a equipe candelariense não se intimidou e abriu o placar com um gol de cabeça do capitão do sub 10, Théo Herpich. O representante paulista chegou ao gol de empate em uma cobrança de falta, dando números finais à partida: 1 a 1.

Com o placar igualado no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Na cobrança de Cauã Sides, da Korpus, a bola atingiu o ferro de sustentação da rede por dentro do gol, mas o árbitro alegou que a bola havia batido na trave e não entrado. Com a anulação do gol, houve muita revolta por parte dos candelarienses pela injustiça do flagrante erro. A equipe da Korpus não aceitou que as cobranças continuassem sem a revisão do lance. Frente ao impasse, em um primeiro momento a arbitragem declarou a equipe paulista campeã.

Contudo, a filmagem que comprova o gol foi apresentada ao árbitro, que comunicou à coordenação da competição para validar o gol e seguir as cobranças. Dessa vez, quem se negou a dar prosseguimento à partida foi a equipe paulista. A questão se prolongou por cerca de uma hora até que, em determinado momento, a organização da Iberleague tomou a decisão de declarar ambos os times campeões.

 

Candelária e Vera Cruz ficaram laranjas

No final da tarde de domingo, 29, a delegação da Korpus retornou de Campinas. A primeira carreata foi realizada em Vera Cruz e, em um segundo momento, em Candelária. A festa contou com dezenas de alunos, familiares e torcedores que celebraram a histórica conquista nacional da Korpus com direito ao tradicional desfile em caminhão de bombeiros.  

Nas redes sociais, o treinador da equipe, Douglas dos Santos Braga, fez questão de enfatizar que o título é de toda a ‘família Korpus’. “Agradecemos a todas as pessoas que tornaram este sonho possível, principalmente aos pais dos nossos alunos, que não mediram esforços para estarmos na competição nacional. Obrigado a todos os professores, alunos e familiares que estavam em casa mandando energias positivas e torcendo muito. O titulo  que muda a Korpus Futsal de patamar é de todos vocês”, escreveu.