Logo Folha de Candelária
Geral 21/01/2022 09:17
Por: Odete Jochims

Vacinação infantil: chegou a hora de imunizar as crianças de cinco a 11 anos

Imunização contra a covid-19 está sendo feita na ala pediátrica do PAM Central, inicialmente para crianças com comorbidades

  • Juliano Henrque Zuge, de 11 anos, foi a primeira criança do municipio a receber a vacina

A campanha de vacinação contra covid-19 passou a incluir desde a quarta, 19, as crianças de 5 anos a 11 anos e 11 meses e 29 dias, que receberão a versão pediátrica do imunizante fabricado pela Pfizer. Num primeiro momento, serão imunizadas crianças com comorbidades. Dentro desta categoria, incluem-se casos de obesidade, pneumonia crônica e grave, imunodeprimidos, crianças com doença neurológica grave, diabetes tipo Mellitus, doença renal crônica, síndrome de Down e cirrose hepática. A vacinação será feita na antiga sala de vacinas, junto à Pediatria, nos fundos do PAM, no horário entre 07h30 e 11h30 e das 13h às 17h. Não há necessidade de agendar. Basta levar a criança, não deixando de levar a caderneta de vacinação e o Cartão SUS, além de algum documento comprovando a doença. Pode ser uma receita médica, laudo de exame, declaração de profissional da saúde. Quem tiver qualquer dúvida a respeito pode entrar em contato através do telefone 3743 8100, ramal 605, ou pode ainda sanar sua dúvida no próprio local da imunização.
O menino Juliano Henrique Züge, de 11 anos, morador da Linha Brasil, foi a primeira criança na faixa etária de cinco a 11 anos a receber a vacina contra a covid-19 em Candelária. Ele tem asma e chegou para se vacinar junto com a mãe, Melieli Züge, que contou que estava esperando com ansiedade o momento de imunizar o filho. A mãe contou que acompanhava as noticias diariamente para ver o dia que poderia levar o filho para receber a sua dose da vacina. Ela entende que é muito importante as crianças e todos se vacinarem. Já Juliano se mostrou bastante tranquilo e garante que não doeu nada. Nos dois primeiros dias de vacinação das crianças, a procura foi baixa. No total, apenas 20 crianças se imunizaram durante a quarta e a quinta. A coordenadora de Atenção Básica do município, Líria Reis, destaca que nenhuma dessas crianças apresentou qualquer reação adversa. Por ora, a vacinação infantil prossegue apenas com as crianças com comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde está aguardando a autorização do estado para liberar a vacinação para as crinças dentro da faixa etária. Para completar a utilização dos frascos abertos, a Saúde está chamando crianças com transtorno autista a partir de uma lista prévia recebida, evitando, assim, o desperdício de doses. Qualquer responsável por criança autista poderá fazer contato através do fone acima referido.